Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Brasileiro conquista título mundial

19 de Outubro, 2014

Foi da decepção em 2012, ao título do Campeonato do Mundo de Maratona Aquática de 10km conseguido ontem. Esta a trajetória do baiano Allan do Carmo com  um intervalo de apenas dois anos. Em Hong Kong (CHN), o nadador de 25 anos  tornou-se o primeiro brasileiro a conseguir tal façanha.
Até então, o país contabilizava títulos entre as mulheres, com Poliana Okimoto (em 2009) e Ana Marcela Cunha (em 2010, 2012 e novamente agora em 2014).

“É um momento muito importante para mim e para a maratona aquática brasileira masculina, que sempre foi questionado  quando ia chegar ao nível das meninas, hoje (ontem) felizmente conseguimos”, disse.

Allan chegou a Hong Kong com o título matematicamente assegurado, só esperou cair na água para cumprir uma determinação da Fina (Federação Internacional de Natação) e ratificar a conquista,  torna-se o principal nadador de longa distância do planeta e consegue apagar a frustração, por não ter competido nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

Ontem, ele ficou com a medalha de prata para coroar a façanha, perdeu apenas para do alemão Christian Reichert. No feminino, Ana Marcela Cunha conquistou o título do mundial ao ficar com o bronze. Na classificatória para a competição, realizada em Setúbal (POR) em 2012, ele acabou  na 19ª colocação e perdeu a chance de disputar uma Olimpíada pela segunda vez na carreira. A sua primeira e única participação até hoje, foi em Pequim-2008. Na ocasião, acabou na 14ª posição na prova de 10km, a sua especialidade.

“A não classificação foi muito difícil para mim, mas assimilei muito rápido e tive uma evolução , um crescimento muito rápido e com este aprendizado de  ficar fora da Olimpíadas. A  maior prova disso foram os resultados, já no fim de 2012 voltei aos pódios do Campeonato do Mundo e no Mundial de Barcelona, tive a minha melhor performance”, disse Allan e referiu-se ao sétimo lugar obtido na competição de 10km realizada no ano passado.