Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bráulio de Brito eleito presidente do Ferroviário

Álvaro Alexandre - 17 de Março, 2013

Bráulio de Brito que resgatar a mística do Ferroviário de Angola

Fotografia: Jornal dos Desportos

Bráulio de Brito foi eleito ontem, no salão nobre do clube, presidente de direcção do Ferroviário de Angola, para o quadriénio 2013-2017.
O novo gestor do agremiação afecta a companhia ferroviária do país venceu as eleições com 119 pontos, nenhum contra e nenhuma abstenção. O presidente cessante de direcção, Abel Cosme, desistiu do acto uma hora antes do seu início. O facto de não ter realizado a assembleia de contas do mandato findo foi um dos principais aspectos que jogou negativamente para a retirada da disputa, segundo António Andrade que forneceu a informação ao JD.

Os associados decidiram não adiar o acto eleitoral pelo facto de não terem realizado o encontro de prestação de contas. A assembleia decidiu por unanimidade avançar para o acto de renovação da direcção do Clube Ferroviário de Angola e também dar uma moratória de 30 dias ao elenco de Abel Cosme, para colocar as contas em dia. Bráulio de Brito tem a soberana oportunidade de implementar o projecto que não mereceu o apoio dos associados do andebol, após ter perdido nas eleições com Pedro Godinho, na federação.

O programa de relançar a mística do Ferroviário, a implementar nos próximos quatro anos, tem como base a melhoria da organização e gestão do clube, o relançamento das modalidades que notabilizaram o clube, e o estabelecimento de uma estratégia de patrocínios e publicidade, para garantir os apoios financeiros. Outro ponto que consta do programa eleitoral é o estabelecimento dos protocolos de cooperação desportiva.


ELENCO
Primeira Dama da República
eleita presidente honorária 
  

A Primeira-dama da República, Doutora Ana Paula dos Santos foi eleita ontem presidente horária do Ferroviário de Angola, durante o acto de renovação de mandato do clube. Para além da Primeira-dama da República foi eleito presidente honorário do Clube Sílvio Vinhas que já exerceu o cargo de presidente de direcção. Para a Mesa da Assembleia-geral mereceram o voto dos associados Archer Mangueira (prsidente), Leonídio Ceita (vice) e Odeth de Deus (secretária).

O Conselho Fiscal é composto por Maria Carneira (presidente), Arlete Monteiro (vice) e Júlio Bessa (secretário). Na direcção está Bráulio de Brito (presidente), Palmira Barbosa, Ana Paula Macedo e Lourdes Pereira (vice-presidentes) e Abel Azevedo (secretário-geral). Ana Ceita Costa, José Coche, Odília Vieira Lopes, José Eduardo Rodrigues, Emiliano Pereira, Arieth Rebelo, Isabel Filipe, Paulo Garcia, Luísa Abreu e Irene Guerreiro são os vogais eleitos.                          AA


VOLEIBOL
MTA e 1ºde Agosto
discutem liderança


A formação do MTA recebe hoje, no seu recinto, o 1º de Agosto, às 8h30, na partida de cartaz da segunda ronda da primeira volta do torneio preparatório do Campeonato Nacional de juvenis masculinos. O confronto entre as duas colectividades é determinante, visto que está em causa a conservação da liderança partilhada por ambos, com três pontos cada. Para além do jogo entre MTA e 1º de Agosto, a segunda jornada faz disputar a partida as duas equipas, em femininos, a partir das 7h30 minutos no mesmo recinto. No período da tarde, a partir das 14h30, o Petro A defronta o B, em masculinos, sendo que as mesmas equipas voltam a jogar em femininos.

As equipas do 1º de Agosto, em masculino e do MTA, em feminino, lideram com três pontos cada o torneio preparatório para o Campeonato Nacional de juvenis, agendado para Maio, na província do Bié. A classificação masculina é a seguinte: 1º de Agosto (3), MTA (3), Petro A (0) e Petro B (0). Em feminino, o Petro B lidera  com cada 3 pontos, seguido do 1º Agosto com 1 e Petro A, com 0.
                                                                                       AA


XADREZ
Taça ENE arranca hoje


A Associação Provincial de Xadrez do Kwanza Sul (APXKS) organiza a partir de hoje (até ao dia 20 deste  mês), na cidade do Sumbe, a Taça ENE 33 anos, com a participação de 30 xadrezistas. A sessão de abertura do certame está prevista para as 10 horas, no Bar Jardim, com atletas de Benguela e da província anfitriã. A primeira jornada vai se disputada também no Bar Jardim e vai contar com os expoentes máximos do xadrez destas duas regiões.                                             AA


FEMININO

Provincial de Luanda
decorre na federação


As xadrezistas Irineia Gabriel, detentora do troféu, e Sónia Rosalino, campeã nacional, são as cabeças de série do Campeonato Provincial de xadrez feminino de Luanda, cujo arranque está aprazado para hoje, às 9 horas, nas instalações da federação. A prova que vai apurar 10 xadrezistas para o Nacional da classe feminina, a decorrer em Julho, na província do Namibe, disputa-se a partir de hoje até 31 do corrente mês, com a participação de 40 xadrezistas. O cenário começa com as campeãs a ocuparem os primeiros tabuleiros. Os lugares subsequentes vão ser preenchidos por Valquíria Rocha, penta campeã nacional, Fátima Reis e Maria Domingas.             AA


Natalia Lovtsova suspensa por 2 anos

A nadadora russa Natalia Lovtsova, membro da estafeta 4x100 metros livres afastada nas eliminatórias dos Jogos Olímpicos Londres'2012, foi suspensa por dois anos e meio por não respeitar o código antidoping, anunciou este sábado a agência de antidopagem russa, Rusada. Lovtsova foi suspensa "por dois anos e meio a contar de 30 de Novembro de 2012", precisou a Rusada no seu site oficial