Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Bronze de Trovoada encanta Luvumbu

15 de Fevereiro, 2018

A conquista de medalha de bronze no Campeonato Africano sénior masculino, decorrido na Nigéria, deixa satisfeito o presidente da Federação Angolana de Lutas, Miguel Luvumbu. Na reacção do feito, o dirigente felicita o angolano Francisco de Deus Kadima \"Trovoada\", da categoria de -79 quilogramas.Em declarações ao Jornal dos Desportos, Miguel Luvumbu, eleito a 10 do corrente, enalteceu a coragem e a abnegação de \"um atleta que viajou arrojado por falta de financiamento\".
\"Estamos lisonjeados pela conquista de medalha de bronze, pois Trovoada conseguiu um patrocínio particular para representar o país\", disse.Miguel Luvumbu realçou que \"aparentemente, as lutas não têm expressão visível no país, mas há atletas com grandes capacidades técnicas\". A conquista do bronze \"prova a qualidade dos atletas\".
O substituto de António Vemba promete aumentar as participações de atletas nacionais nas provas internacionais. Tão logo for empossado, vai \"ajustar a casa desarrumada\" para trabalhar na formação de uma \"selecção capaz de representar o país nas provas africanas\".
No histórico de participação na Nigéria, Francisco de Deus Kadima começou por derrotar o nigeriano Agiomar Ekerekeme por pontos. No segundo confronto, perdeu para o sul-africano Fredylan Morais (medalha de prata).
A competição africana contou com a participação de outros países como Argélia, Senegal, Tunísia, Egipto, Sudão, Camarões, Marrocos, Quénia, Libéria, Costa do Marfim, Níger, Benin e Guine Bissau.
Na tabela geral da classificação geral, Angola ficou na 11ª posição. A Nigéria foi a campeã com quatro medalhas de ouro, quatro de prata e uma de bronze. A África do Sul, com duas de ouro, duas de prata e uma de bronze, ficou em segundo. O Egipto ficou no último lugar do pódio com duas de ouro e igual número de prata.