Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Budapeste forte candidata aos Jogos de 2024

16 de Dezembro, 2015

O COI vai anunciar a anfitri em Setembro de 2017.

Fotografia: AFP

O presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, defendeu ontem que a cidade de Budapeste é uma "forte candidata" a organizar os Jogos Olímpicos de 2024, no âmbito do espírito de redução de custos da competição.

“Budapeste é uma forte candidata para a organização dos Jogos de 2024. É evidente que a Hungria, tal como a capital,  adaptaram-se bem às reformas da Agenda 2020”, disse Bach, durante a cerimónia do 120.º aniversário do Comité Olímpico Húngaro.

O COI quer promover a diminuição de custos de organização do maior evento desportivo mundial, depois das verbas ‘milionárias’ gastas para organizar as duas últimas edições - Pequim2008 e Londres2012 -, através da utilização de infra-estruturas já existentes ou temporárias.

Os Jogos de Pequim tiveram um orçamento de 40.000 milhões de euros, enquanto o de Londres chegou aos 11.000. Entretanto, Budapeste prevê um investimento de 2.400 milhões.

Além de Budapeste estão ainda na corrida para a organização dos Jogos Olímpicos de 2024, as cidades de Los Angeles (Estados Unidos), Paris e Roma. O COI  vai anunciar a anfitriã em Setembro de 2017.

BREVE
Gasol pôs Espanha
no mapa e assusta EUA

Vice-campeão nas duas últimas Olimpíadas, Pau Gasol, vai estar na Rio-2016 de olho para tirar o ouro aos Estados Unidos. E o Dream Team tem com  que se preocupar. O pivô, que apesar da altura, mostra muita agilidade, conduziu a Espanha ao único título mundial do país no basquetebol e tornou a equipa europeia numa verdadeira potência.