Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Button projecta melhoria

19 de Maio, 2013

Jenson Button quer repetir a proeza no circuito de Monaco

Fotografia: AFP

A viver um momento ruim na época da Fórmula 1, o inglês Jenson Button chega a Monaco confiante de que a ligação com a pista o ajudem a recuperar-se no mundial de pilotos. Vencedor da prova em 2009, ano em que também cravou a pole position no tradicional circuito, o piloto da McLaren projecta melhorias no seu carro para andar no pelotão de frente e lutar por vitórias.
“Todos na McLaren estão a trabalhar muito desde o GP da Espanha. Não estamos, onde gostaríamos em termos de competitividade, mas estou confiante de que podemos fazer alguns pequenos avanços em Mónaco”, afirma.

O piloto inglês adiantou que vão continuar na busca do desempenho do carro até que seja capaz de competir à frente.
“Não há outra escolha para uma equipa vencedora como a McLaren. O objectivo para o Principado é levar ambos os carros para casa com pontos, como fizemos em Barcelona”, completa.
Para isso, Button espera que a história no circuito o ajude na prova do próximo final de semana. Além disso, o britânico é admirador confesso da pista, local em que acumula 13 actuações e conhece como poucos.

“Monaco é diferente de qualquer outra pista na F1. A volta de classificação por lá é uma experiência emocionante para um piloto. Faz as curvas no limite e beija o muro a cada saída de curva. Fazer a pole, como fiz em 2009, é extremamente satisfatório, e precisa ser perfeito durante as 78 voltas para vencer a corrida. É um grande desafio”, relata.
Com 17 pontos, Button aparece na décima posição no Mundial de Pilotos. A sua melhor performance na época é a quinta posição no GP da China, melhor resultado da McLaren no ano.

MUDANÇA DE PNEUS
DESAGRADA LOTUS

Na actual época, os pneus utilizados causam problemas para muitas equipas da grelha da Fórmula 1. Por conta disso, as equipas que sabem melhor como utilizá-los leva vantagem em relação a outras, como é o caso da Lotus, que não gostou da atitude de Pirelli de promover as mudanças.
“Ao contrário do Red Bull, que tem uma política de desenvolvimento do carro com base exclusivamente na aerodinâmica, estamos entre as equipas como Ferrari, que levou em conta o factor Pirelli na concepção do carro. Então, estamos, na verdade, um pouco decepcionados com essa mudança”, declarou Éric Boullier, chefe da Lotus, à emissora francesa Canal Plus.

Após as reclamações, a fornecedora oficial declarou que vai fazer as mudanças no design nos pneus já no próximo mês. Boullier citou ainda uma comparação com outros desportos para mostrar a sua insatisfação com a alteração.
“Não conheço um monte de outros desportos onde, digamos que no futebol, decidam aumentar o tamanho da bolas no meio de uma época”, comentou o dirigente.


Lotus ironiza reclamações da Red Bull

A alteração nos pneus da Pirelli no decorrer da temporada da Fórmula 1 continua a dar que falar. Ontem, a Lotus publicou uma foto na sua página oficial no Facebook ironizando a Red Bull, uma das equipas que mais reclamou do desgaste dos compostos o que levou a fornecedora italiana a optar pela mudança.
Na imagem publicada pela escuderia inglesa, um pneu com dimensões fora do normal é acompanhado da frase "Resistente o suficiente para vocês, caras?". Na legenda, a Lotus foi ainda mais directa e escreveu "Entrega especial para Milton Keynes", cidade inglesa onde a Red Bull estabeleceu a sua sede.


A Lotus,equipa que melhor lidou com os novos pneus da Pirelli nas primeiras cinco provas da temporada, fazendo uma parada a menos que as demais em todas elas,não esconde a sua insatisfação com a alteração dos compostos no decorrer da temporada. Segundo ela, a decisão vai beneficiar a Red Bull e outras equipas que continuam a ter dificuldades de se adaptar ao desgaste dos pneus. A equipa de Enstone é a actual terceira colocada entre os construtores, atrás da própria Red Bull e da Ferrari. Entre os pilotos, Kimi Raikkonen é o vice-líder, apenas quatro pontos atrás de Sebastian Vettel e com 13 de vantagem em relação a Fernando Alonso.

Esta não é a primeira vez que a Lotus alfineta outras escuderias com publicações bem-humoradas no seu Facebook. Após lançar o seu carro com a frase "Sou sexy e sei disso", em alusão a famosa música do grupo LMFAO, a escuderia brincou com a divulgação dos bólides de 2013 de Ferrari e McLaren.