Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cadetes e juniores estagiam em Lisboa

Álvaro Alexandre - 15 de Março, 2013

Selecções Nacionais de Ténis de Mesa em cadetes e juniores

Fotografia: Jornal dos Desportos

As Selecções Nacionais de Ténis de Mesa em cadetes e juniores cumprem a partir de hoje, em Lisboa, a primeira jornada do estágio pré-competitivo, na preparação para os Campeonatos Africanos. A Federação Angolana de Ténis de Mesa (FATM) elaborou um plano de estágio de 13 dias, que visa o aperfeiçoamento dos atletas que vão disputar a prova africana em Tunes (Tunísia), de 28 do corrente a 6 de Abril. A delegação angolana embarcou ontem para a Lisboa e o grupo é integrado por nove membros. O director técnico da federação, Miguel Gourgel, dirige o grupo, integrado pelo seleccionador nacional, Manuel Pimenta, e pelos atletas Peter Aléssio, Edvânio Neto, Elizandro André, Paixão Neto, Maria Samalinha, Ruth Tavares e Isabel Albino. 

O estágio das Selecções Nacionais de Cadetes e juniores decorre de 15 a 27 do mês em curso, na região de Setúbal. O estágio em Portugal é um complemento do trabalho de preparação desenvolvido na Academia Olímpica de Fuhzou, na China. A afinação das tácticas e a conservação dos níveis físico-atléticos adquiridos naquele país asiático constituem a responsabilidade do seleccionador nacional, Manuel Pimenta.

Os atletas vão participar em dois torneios abertos. O primeiro teste é o torneio da Póvoa de Varzim, previsto para os dias 16 e 17 deste mês. Depois disputam outra prova o torneio de Madalena, de 23 a 24 do corrente mês, em Vila Nova de Gaia. As últimas correcções vão ser efectuadas no jogo treino com as selecções de Lisboa. A delegação parte para Tunes a 27 do corrente. Além dos nove membros que estão em Lisboa em estágio pré-competitivo, o grupo vai ser reforçado com o vice-presidente da FATM, Messias Gonda (chefe geral da caravana), e por Antónia Ribeiro, vice-presidente para a Administração e Finanças. ÁLVARO ALEXANDRE


“Criança em Movimento” tem novos monitores


Cinco antigos atletas terminam hoje no Clube de Ténis de Luanda o curso de monitores de ténis promovido pela Federação Angolana da modalidade, no âmbito do projecto “Criança em Movimento”. A formação é ministrada por técnicos nacionais e tem a duração de três dias.
O projecto “Criança em Movimento” tem o lançamento oficial marcado para amanhã, às 10h00, no pavilhão polivalente Chinguar, município de Belas. Na primeira fase, vai contemplar a formação de 80 crianças de vários estratos sociais do bairro Kifica, com idades compreendidas entre os sete e 14 anos. É da autoria da Primeira-Dama de Angola, Ana Paula dos Santos, que na qualidade de antiga praticante sempre manifestou o desejo de proporcionar aos adolescentes e jovens desprovidos de recursos materiais no país a enveredarem por uma carreira desportiva. O vice-presidente da Federação Angolana de Ténis (FAT), João Almeida, afirmou ao Jornal dos Desportos que os custos de formação dos cinco técnicos foram suportados pela mentora do projecto.

A parceria com a FAT, de acordo com João Almeida, permite diagnosticar muitos êxitos em função do bom andamento dos trabalhos. “Gostaria de exaltar o nobre carácter da Primeira-Dama, Ana Paula dos Santos, pois nos tem surpreendido bastante com a sua visão sobre a necessidade de se apoiar as crianças no sentido de terem melhor qualidade de vida através da prática desportiva”, disse. João Almeida apela a outras individualidades da sociedade angolana a seguirem o exemplo da Primeira-Dama, “porquanto o gesto representa um futuro melhor para milhares de crianças”. A cerimónia do lançamento do projecto “Criança em Movimento” estava marcada para o dia 18 do passado mês de Fevereiro, mas foi adiada devido a compromissos profissionais de algumas personalidades envolvidas.
HÉLDER JEREMIAS



Nadal marca encontro com Federer
O espanhol Rafael Nadal venceu Ernests Gulbis, da Letónia, por 4-6, 6-4 e 7-5, marcando encontro com o suíço Roger Federer nos quartos-de-final do Masters 1000 de Indian Wells. É o 29º encontro entre Nadal e Federer, com o espanhol a liderar com 18 vitórias. O suíço apresenta-se em vantagem, uma vez que o espanhol acaba de regressar aos courts após sete meses de ausência, devido a lesão, e está a disputar o primeiro torneio em superfície dura.