Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cadetes efectuam primeiro treino

Silva Cacuti - 03 de Março, 2014

A concentração do combinado nacional visa a presença no nono Campeonato Africano

Fotografia: José Cola

A Selecção Nacional de andebol em cadetes masculino efectua hoje a primeira sessão de treinos no complexo desportivo do Juve Lis, em Leiria, onde vai ficar baseada até 12 do corrente num estágio pré-competitivo. A concentração visa a presença no 9.º Campeonato Africano da categoria aprazado para 14 a 22 de Março. A sessão de treino pode estar virada para o desentorpecimento e ligeiras correcções aos movimentos ofensivos e defensivos do conjunto, já que, segundo o seleccionador nacional, amanhã é o dia do começo dos jogos amistosos.

O adversário ainda é desconhecido, mas a partida está marcada, por esta razão as sessões de hoje precisam de ser ligeiras. Durante os dias de estágio a Selecção Nacional vai efectuar cinco ou seis jogos de controlo com o objectivo de aprimorar a estratégia para consumar o objectivo de manutenção no pódio continental. O grupo que saiu de Luanda não tem qualquer limitação clínica, sendo a ansiedade dos jogadores a única contrariedade apontada por Kidó.

"Não temos nenhum caso clínico. Claro é um grupo muito jovem, é a primeira vez numa selecção para todos, então temos tido situações de dor de cabeça, mal estar, próprio de atletas com a sua idade", comentou.Entre os atletas que estão no estágio realce para os irmãos Kifuando, que actuam no Renascimento do Uíge e outros dois atletas que jogam no 4 de Abril do Moxico.Em Leiria a delegação do andebol angolano é chefiada por Horácio Feijó, vogal de direcção da Federação Angolana de Andebol e tem coordenação de Joana Campos.

A equipa é constituída pelos atletas Leonel de Almeida (capitão de equipa), Áurio de Barros, António Kainda, Luis Lopes, Sapupassa Munhenho, Mikevas Abrantes, Valdemiro Garcia, José Kiluba, Tsango Kifuando, Anastácio Kijuando, José Americano, Pompeu Ganga, Joaquim Gomes, Josualdo Fonseca, Vicente Cardoso e Feliz Samassola.

José Pereira "Kidó" é o técnico principal coadjuvado por João Diogo "Docas" e Euclides Kissanga "Chano". Victor Ndongo é o técnico de guarda-redes.O médico é António Neto, ao passo que Marcolino Paulo "Decimus" é o fisioterapeuta da selecção. A Selecção Nacional vai jogar a primeira fase do campeonato africano inserida no grupo C, ao lado da Zâmbia e da equipa anfitriã, o Quénia.