Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cadetes partem para o estágio

Silva Cacuti - 11 de Julho, 2014

Selecção nacional de cadetes femininos prepara o Mundial da Macedónia que se disputa a partir do próximo dia 20 deste mês

Fotografia: Santos Pedro

Lucinda Ganga, pivot do Petro de Luanda é a última dispensada do grupo de pré-convocadas da Selecção Nacional de andebol em cadetes femininos que hoje parte para a Sérvia em estágio pré-competitivo visando o Campeonato Mundial da Macedónia, de 20 do corrente a 3 de Agosto.

A dispensa de uma pivot era previsível já que é um sector em que o técnico nacional trabalhava com três atletas. O seleccionador optou por manter no grupo Amélia Caluyombo e Zolina Santo. Antes o treinador já tinha dispensado a também petrolífera Natália Kamalândua. Agora segue viagem com um grupo de 15 jogadoras.

Na Sérvia o treinador prevê realizar entre quatro a cinco jogos de controlo antes de partir para a cidade de Ohrid, na Macedónia, onde vai jogar a primeira fase do Mundial, inserida no grupo D.

A selecção defrontou na quarta-feira a similar B, que projecta a participação nos IX Jogos da CPLP e que, apesar de estar no início dos seus trabalhos, demonstrou estar afinada nas situações ofensivas.

A selecção venceu o treino por 35-15 e, apesar das paragens para correcções, dá indicadores de estar recomendável para o Mundial. Esta vai ser a quarta presença angolana em mundiais da categoria, depois de o ter feito em 2008, na Eslováquia, em 2010, na Macedónia, e em 2012, no Mundial de Montenegro.

Em Ohrid, no grupo D, Angola vai jogar  com as similares de Portugal, França, China, Montenegro e Croácia.

Com sede em Skopje, o grupo A integra as selecções da Suécia, Coreia do Sul, Kazaquistão, Brasil, Tunísia e Holanda. O gupo B tem sede em Ohrid e nele vão jogar as equipas da Rússia, Noruega, Japão, Hungria, Paraguai e República do Congo. A Dinamarca, campeã mundial, vai jogar inserida no grupo da anfitriã, em Strunica, juntamente com a Roménia, Usbequistão, Alemanha e Argentina.

Quinteiro Teresa leva para o estágio as seguintes atletas: Aminata Kanka, Jocelina Yanda, Vilma da Silva, Dalva Peres, Fernanda Kungulo, Nicol Costa, Sweli Simão, Zolina Santo, Amélia Caluyombo, Alexandra Chaca, Joana Costa, Manuela Paulino e Alcina Chitangueleca. Já na Croácia Marilia Quinzelete e Vilma Nenganga, que competiram com a selecção de juniores no Mundial da Croácia, integram o grupo.