Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cadetes trabalham a táctica

Silva Cacuti - 17 de Junho, 2014

Cadetes feminino trabalham na participação do campeonato do mundo e Jogos da Juventude

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de cadetes em andebol feminino, que vai representar o país nos campeonatos do mundo da República da Macedónia, de 20 de Julho a 3 de Agosto, e nos II Jogos Olímpicos da Juventude, de 16 a 28 de Agosto, em Nanjing, China, começou ontem a preparar de forma específica a táctica de grupo e colectiva, segundo Luís Chaves, técnico adjunto de Quinteiro Teresa no comando da selecção.

A preparação da Selecção Nacional começou a 19 de Maio  na primeira fase, deu prioridade a aspectos ligados à táctica individual. "Vamos começar a aprimorar a parte táctica defensiva e ofensiva, trabalhar na recuperação defensiva e a saída rápida para o ataque", disse. Luis Chaves assegurou que realizaram alguns jogos que permitiram ver as deficiências das atletas tanto nos aspectos defensivos como ofensivos, da técnica e táctica individuais.

"Nesse escalão, é fundamental que a atleta tenha a percepção do que tem de fazer, como fazer,  e isso, tem sido a base do nosso trabalho", explanou.
O técnico adjunto da Selecção Nacional revelou que na fase actual a preparação do grupo vai incidir "na táctica de grupo e na táctica colectiva". O campeonato do mundo vai contar com a presença de 24 equipas nacionais. Angola joga o torneio na condição de campeã africana e está inserida no grupo D, que tem a sede na cidade de Ohrid e integra as selecções nacionais de Portugal, França, China, Montenegro e Croácia.

Com sede em Skopje, o grupo A integra as selecções da Suécia, Coreia do Sul, Kazaquistão, Brasil, Tunísia e Holanda. O grupo B tem sede em Ohrid e nele vão jogar as equipas da Rússia, Noruega, Japão, Hungria, Paraguai e República do Congo. A Dinamarca, campeã mundial, vai jogar inserida no grupo C da anfitriã, em Strunica, conjuntamente com a Roménia, Usbequistão, Alemanha e Argentina.

O torneio de andebol dos Jogos da Juventude consta de dois grupos. No grupo A estão as equipas de Angola, Rússia e Coreia do Sul. O grupo B integra as equipas nacionais da Suécia, Brasil e China. A Dinamarca é a vencedora da última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, disputada em Singapura.