Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Caetano Tintas garante apoios

28 de Maio, 2015

O director provincial da Juventude e Desportos, Caetano da Rita Tinta, garantiu todo o apoio em meios materiais e técnicos

Fotografia: Jornal de Desportos

O director provincial da Juventude e Desportos, Caetano da Rita Tinta, garantiu todo o apoio em meios materiais e técnicos, com vista à massificação da modalidade de ginástica na província de Malanje. A equipa local conquistou o terceiro lugar do campeonato da zona Norte, que se realizou de 22 a 23 do corrente, nas terras da Palanca Negra Gigante.

Caetano Tintas ressaltou que os poucos atletas precisam de melhorar a prática e os materiais visam activar a ginástica rítmica na província.

Apesar do momento de contenção de gastos que o país atravessa, Caetano Tintas assegura que há todo o interesse do governo provincial em apoiar o desenvolvimento do desporto, daí a continuidade dos investimentos nesse domínio.

Disse haver um plano em acção de aquisição de material desportivo a partir da República da China, para colmatar algumas dificuldades com que os praticantes das diferentes modalidades se debatem. A chegada dos meios encomendados são aguardados nos próximos tempos.

Relativamente ao zonal Norte, o terceiro lugar alcançado pela equipa de Malanje reflecte “o empenho, dedicação e o investimento” que o Governo tem feito em prol da modalidade. Por isso, com mais apoios, pode-se melhorar essa posição nas próximas competições.

O vice-governador da província de Malanje para o sector político e social, Manuel Campos, considerou a ginástica desportiva como uma actividade indispensável para o desenvolvimento humano e que requer muita entrega e empenho dos praticantes. Manuel Campos mostrou-se satisfeito pelo facto de os praticantes pertencerem aos iniciados, juvenis e juniores. Para si, isso serve de premissa fundamental para garantir a manutenção e sustentabilidade da ginástica no país.

O vice-governador solicitou a garantia do apoio da Federação Angolana de Ginástica para o crescimento da modalidade no país. A realização do evento em Malanje visou incentivar e expandir a prática em todos os municípios da província. Malanje está a dar os primeiros passos para a revitalização da ginástica e o núcleo da modalidade conta com apoio do governo provincial.

O vice-governador sustenta, que têm sido construídas e reabilitadas infra-estruturas desportivas, que asseguram o programa de massificação do desporto e garantem as acções de formação dos agentes desportivos a todos os níveis na província. Com 12 medalhas de ouro, oito de prata e sete de bronze, o Petro de Luanda subiu ao pódio mais alto com 342 pontos, seguido de Agefir de Luanda com 94 pontos, resultantes de quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze,  do Clube Nguzu Yetu, de Malanje, com 93 pontos, fruto de três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

O evento contou com a participação de 120 atletas, entre iniciados, juvenis, juniores e seniores das equipas do Petro de Luanda, Grémio, Agefir, Time Elite, X-max, Grupo desportivo Wembo e Ngunzo Yeto, das províncias de Luanda, Uíge, Cuanza Norte e Malanje.