Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cambando quer título de Mestre

Álvaro Alexandre - 22 de Junho, 2014

Cambando José disse que tem possibilidades de alcançar o objectivo mas vai concorrer com outros angolanos da delegação

Fotografia: Nuno Flash

O xadrezista Cambando José, campeão Provincial Absoluto de Luanda, aposta na obtenção do título de Mestre Internacional (MI) ou de Mestre Fide (MF), no Campeonato Africano de Xadrez da Zona 4.3, a decorrer de 22 do corrente mês a 1 de Julho, na cidade de Windhoek, Namíbia.

O atleta da Selecção Nacional seniores masculina afirmou ontem, na Feira Internacional de Luanda, que investiu os últimos recursos financeiros para custear parcialmente a participação no Zonal 4.3, visto que pretende alcançar a distinção de Mestre.

"Não estou preocupado com o dinheiro que investi. A minha meta vai para além do dinheiro aplicado, pois apostei e não vou sair da Namíbia sem o título de Mestre Internacional ou de Mestre Fide", assegurou.

O segundo membro da delegação angolana, a par de João Júlio, do Núcleo de Viana, que vai custear as despesas, disse que são preciso três mil dólares para assegurar a estada na cidade de Windhoek.

"A minha presença na Namíbia está avaliada em 350 mil kwanzas e parte desde valor já tenho. A direcção do Polivalente Aldanuel prometeu enviar na segunda ou terça-feira a ajuda financeira, embora seja uma iniciativa individual", disse.
O atleta do Polivalente Aldanuel do Palanca está confiante na decisão que tomou.

"As hipóteses são muitas no torneio da nossa região, pois tenho possibilidade de fazer 7,5 pontos em nove jornadas, os mesmos que dão o direito ao título de Mestre Internacional e se perder esta oportunidade ainda tenho o de Mestre Fide, para tal basta acumular 6,5 pontos. As duas variantes estão ao meu alcance", disse.

Cambando José não é o único xadrezista com a mesma pretensão. A aposta é também extensiva aos companheiros da Selecção Nacional João Simões e Luciano Oliveira, ambos da EPAL.

A delegação angolana embarca hoje, para a Namíbia e é integrada pelo MI Amorim Agnelo (1º de Agosto), Candidato a Mestre João Simões (EPAL), Mestre Nacional Luciano Oliveira (EPAL), Cambando José (Polivalente Aldanuel do Palanca) e João Júlio (Núcleo de Viana), a MI Esperança Caxita, Domingas Tavares, Maria Domingos, Delfina João e Luzia Pires. A comitiva é chefiada por António Assis, vogal de direcção da FAX.

A primeira jornada do Campeonato Africano de Xadrez da Zona 4.3 disputa-se na próxima segunda, na cidade de Windhoek e conta com representantes da Zâmbia, Zimbabwe, Botswana, Namíbia, África do Sul, Moçambique, Suazilândia e Lesoto.


OPEN EXPO-TIC
Amorim Agnelo bate Adérito Pedro
em jogo de Mestres Internacionais


O Mestre Internacional (MI) Agnelo Amorim, do 1º de Agosto, conseguiu ontem, na Filda, uma excelente vitória diante do MI Adérito Pedro, também do clube militar, na partida de cartaz da sexta e penúltima jornada do III Taça das Telecomunicações.

O triunfo do Amorim coloca-o a meio ponto da conquista do torneio, com 5,5 pontos, assim que defrontar hoje, às 10h00, no mesmo local, João Simões, da EPAL, referente à última jornada. Noutras partidas do dia, o MI Erikson Soares defronta o MI Adérito Pedro, Manuel Alberto joga com MF Catarino Domingos, João Júlio enfrenta Luciano Oliveira, João Amaral joga com Cláudio Félix, Vanderson Dias defronta Jeovani Santos, Bernardo Baptista joga com Edivânio Domingos, Pedro Neto enfrenta Francisco de Almeida, Edivaldo Gama joga com Jesus Pimentel, Eduardo Marques joga com Tobias Nandjungo, Celso Baltazar defronta Francisco Flora e Manuel Miguel enfrenta Sebastião Ramos.

Ontem, para a sexta jornada, o MI Amorim Agnelo venceu o MI Adérito Pedro, MI Erikson Soares derrotou Luciano Oliveira, Candidato A Mestre João Simões ganhou ao Cláudio Félix, MF Catarino Domingos despachou Pedro Neto, Jeovani Santos venceu Francisco Almeida, Vanderson Dias superou Jesus Pimentel, João Amaral ganhou ao Eduardo Marques, Edivânio Domingos derrotou Francisco Flora, Bernardo Baptista venceu Manuel Miguel e Edivaldo Gama despachou Sebastião Ramos.

Os empates ocorreram nos confrontos entre João Júlio e Manuel Alberto e entre Tobias Nandjungo e Celso Baltazar.

À entrada da última jornada, o MI Amorim Agnelo, do 1º de Agosto, comanda a competição com 5.5 pontos, seguido do MI Erikson Soares (1º de Agosto), com cinco, Candidato a Mestre João Simões (EPAL), com 4,5, MF Catarino Domingos (EPAL), com quatro, MI Adérito Pedro (1º de Agosto), com quatro, Vanderson Dias (1º de Agosto), com quatro, Manuel Alberto (Núcleo de Viana), com quatro, Jeovani Santos (1º de Agosto), com quatro, Cláudio Félix (Polivalente Aldanuel), 3,5 e Luciano Oliveira (EPAL), com 3,5 pontos.
AA


TRABALHADORES
Hermenegildo e Hilton
lideram a competição


Hermenegildo Bento, da Unitel, e Hilton Manuel, da Movicel, partilham a liderança da III edição da Taça Telecomunicações dos Trabalhadores do sector com quatro pontos em cinco jornadas.

A sexta ronda está marcada para hoje, às 10 horas, com as seguintes partidas: Hermenegildo Bento defronta João Pascoal, Hilton Manuel enfrenta Arcanjo Carvalho, Nikulay Pinto joga com Luís Marques e João Miguel defronta Apolinário Costa.

A V jornada disputada ontem registou um empate, duas vitórias com peças negras e uma de brancas. Os protagonistas do empate foram João Miguel e Hermenegildo Bento. As vitórias de negras foram obtidas por Nikulay Pinto diante do Apolinário Costa e do Hilton Manuel diante de Luís Marques. A única de branca foi de Arcanjo Carvalho diante do João Pascoal.

Na classificação geral, Hermenegildo Bento, da Unitel, e Hilton Manuel, Movicel, ambos com 4 pontos lideram a prova, seguido de Luís Marques (Unitel), e Arcanjo Carvalho (Unitel), com 3,5, João Miguel (Unitel), com três, Nikulay Pinto (Unitel), com 2,5, Apolinário Costa (Correios de Angola), com dois, e João Pascoal (Unitel), com 0,5 ponto.
 AA

EM FEMININO
Valquíria Rocha
imbatível no torneio


Valquíria Rocha, da EPAL, continua imbatível no III torneio Telecomunicação em Xadrez 2014 que decorre numa das salas de jogos da FILDA, em Luanda. A atleta individual derrotou ontem Sónia Rosalino na quarta jornada da competição.

 Valquíria Rocha tem todos os argumentos ao seu favor para conquistar o troféu. A ex-campeã nacional já superou as principais adversárias como Engrácia Oliveira, Irinéia Gabriel, Fátima Reis e Sónia Rosalino.

No complemento da quinta ronda, Irineia Gabriel perdeu com Margarida Sussu e Engrácia de Oliveira com Engrácia Jesus.
Para confirmar o bom estado de forma, Valquíria Rocha defronta hoje, às 10h00, na FILDA, Margarida Sussu. A atleta do 1º de Agosto está ao nível da encomenda. Com um ponto a menos que a líder na classificação, Sussu pode interromper ou facilitar o percurso de Valquíria. Nos outros tabuleiros, Irineia Gabriel recebe Engrácia de Jesus e Fátima Reis recebe Sónia Rosalino.

Na tabela de pontos, Valquíria Rocha, da EPAL, está isolada com quatro pontos, seguida por Margarida Sussu (1º de Agosto), com três; Sónia Rosalino (EPAL), três; Engrácia de Jesus (1º de Agosto), dois; Engrácia Oliveira (EPAL), um; Irineia Gabriel (1º de Agosto), um, e Fátima Reis (EPAL), com um ponto.
AA