Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeã mundial suspensa pela Fina

15 de Maio, 2014

A suspensão podia ter sido até dois anos, mas a Fina entendeu que Efimova não teve a intenção de beneficiar do uso da substância e não aplicou a pena máxima.

Fotografia: AFP

A nadadora russa Yulia Efimova, de 22 anos, foi suspensa terça-feira pela Federação Internacional de Natação (Fina) por doping, após ter sido apanhada com o uso da substância 7-keto-DHEA, um esteróide anabolizante, num teste realizado no dia 31 de Outubro de 2013. A pena total (que é retroactiva) é de 16 meses, faz  que Efimova só possa voltar a competir em 28 de Fevereiro de 2015. Desta forma Efimova pode estar de volta à tempo do Mundial de Desportos Aquáticos, que se  realiza no seu país, no próximo ano, na cidade de Kazan.

A suspensão podia ter sido até dois anos, mas a Fina entendeu que Efimova não teve a intenção de  beneficiar do uso da substância e não aplicou a pena máxima. Devido a punição, Efimova perde o recorde mundial nos 200m bruços em piscina curta, obtido após o teste. Além deste recorde, a russa acumula na curta carreira, uma medalha de bronze nos 200m bruços em Londres (2012) e dois títulos mundiais, nos 50m e nos 200m bruços, em Barcelona (2013).