Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeo africano faz despedida da Optimist

Rosa Panzo - 29 de Outubro, 2018

O angolano pretende abandonar a categoria com mais uma medalha de ouro ao peito.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Aos 15 anos de idade, o campeão africano Graciano Novais despede-se da classe Optimist no Campeonato das Nações de Vela a decorrer de  25 de Novembro a 10 de Dezembro, em Maputo, Moçambique. O angolano pretende abandonar a categoria com mais uma medalha de ouro ao peito.
Em declarações ao Jornal do Desportos, Graciano Novais assegurou que está a trabalhar \"para constar sempre entre os melhores do continente africano\".
\"Graças a Deus, estive entre os cinco primeiros da classificação geral no torneio recém-terminado. O resultado garante-me a confiança para a conclusão dos meus objectivos no Africano\", disse.
A responsabilidade acrescida da selecção nacional para a empreitada, está a reflectir-se na preparação de Graciano Novais. O velejador disse que não está \"fácil\", comparativamente à época anterior “em que fazia as manobras como  ninguém”.
\"Tenho algumas debilidades na malhação da poupa (manobras) e a equipa técnica está a trabalhar e ajudar-me a ultrapassá-la\", disse.
Até a data do encerramento da preparação, em Luanda, Graciano Novais está crente na recuperação da boa forma desportiva para defender o título nas terras do Índico. A maior preocupação é a evolução do colega de equipa, Osvaldo da Gama, e do egípcio Mohamed.
\"Nas lides internacionais, além de Osvaldo Gama, respeito o egípcio Mohamed. É um bom velejador e creio que está a preparar-se para fazer frente aos melhores de África. Na edição passada, foi terceiro classificado\", argumentou.
A paixão pela vela começou desde muito cedo. Aos 12 anos de idade, Graciano Novais ingressou no Clube Náutico da Ilha de Luanda, onde permaneceu duas épocas, sob a orientação técnica de João Nangolo. Transferiu-se para o Clube Naval de Luanda até os dias de hoje. Com as suas boas habilidades, conseguiu um lugar na selecção nacional de Optimist. Hoje, é campeão africano.
O segundo entre quatro irmãos, Graciano Novais estuda a oitava classe e sonha ser médico na especialidade de pediatra.