Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeão suspenso por acusar doping

27 de Julho, 2014

Williams desmente ter recorrido a qualquer substância ilegal mas foi suspenso preventivamente pela Agência Antidoping do Reino Unido

Fotografia: AFP

O galês Rhys Williams, campeão europeu dos 400 metros barreiras, foi afastado sexta-feira dos Jogos da Commonwealth, que decorrem em Glasgow, por ter acusado doping num controlo realizado no Grande Prémio de Glasgow, a 11 de Julho.

Williams, que garantiu não ter recorrido a qualquer substância ilegal, foi suspenso preventivamente pela Agência Antidoping do Reino Unido.
“Todos os atletas e equipas técnicas tiveram acesso a toda à regulamentação antidoping, disponibilizada pelas autoridades que regem o desporto galês”, explicou a agência do Reino Unido, numa curta nota.

Rhys Williams, um dos capitães da selecção galesa, manifestou-se “devastado” pela notícia e afirmou que não recorreu a qualquer substância ilegal.
“Como atleta profissional, sempre fui partidário de um desporto limpo. Fui agora responsabilizado por este caso e tenho de cooperar com a agência do Reino Unido para esclarecer o assunto”, frisou o atleta galês

RUBEN SANÇA
O maratonista olímpico cabo-verdiano, Ruben Sança, medalhista de ouro nos últimos Jogos da Lusofonia de Goa’2014, vai representar Cabo Verde no 16º Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que se realiza de 1 a 3 de Agosto em São Paulo (Brasil).

De acordo com o secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Alfa Djaló, o atleta Ruben Sança viaja directamente de Boston (Estados Unidos), onde reside para São Paulo, com estreia marcada para 3 de Agosto.

Ruben Sança é estudante de Gestão nos Estados Unidos da América (EUA),  beneficia de uma bolsa de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres2012, através do Comité Olímpico Cabo-verdiano. É considerado um potencial candidato à bolsa de preparação para os Jogos Olímpicos de Rio2016, cujas candidaturas se realizam a partir do próximo mês de Setembro.

O Campeonato Ibero-americano de Atletismo é uma competição a nível de selecções nacionais, que se disputa a cada dois anos, entre países ibero-americanos mais Andorra e dois países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português.

Organizada pela Associação Ibero-americana de Atletismo (AIA), esta competição foi disputada pela primeira vez em Barcelona, Espanha, em 1983,  a última edição aconteceu em Barquisimeto, na Venezuela, em 2012.