Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeo testa hoje a seleco

21 de Março, 2017

Seleco nacional aprimora a componente fsica e atltica visando a participao na Taa das Naes a decorrer na cidade de Montreux

Fotografia: Jornal dos Desportos

A pré-selecção nacional de hóquei em patins defronta hoje, às 17h00, a equipa do 1º de Agosto, campeã nacional, no primeiro jogo de uma série que pretende realizar antes de embarcar para Portugal, em estágio, para realizar a derradeira preparação para a Taça das Nações de Montreux, Suíça. A competição disputa-se de 12 a 16 de Abril.

O desafio com o 1º de Agosto tem por objectivo realizar um número indeterminado de jogos, que a equipa técnica pretende efectuar, segundo Eduardo Victor \"Duke\", adjunto do seleccionador nacional Fernando Fallé.

\"Queremos realizar o maior número de jogos, mas dependemos da resposta que vamos receber dos clubes a quem enviámos  convites\", disse.

Duke, antigo capitão da selecção nacional, referiu que o grupo de atletas está a dar uma resposta \"animada\", após 12 sessões de treino.

\"Estão a evoluir a cada dia, sabemos que vêm do defeso e estamos satisfeitos. Os atletas estão a corresponder\", considerou o treinador.

São integrantes da pré-selecção nacional: Fábio de Faria, Márcio Fernandes, Adilson Diogo \"Pi\", Pedro Watanga, Andersom Silva \"Nery\", Bernardo Mateus, Estévão Dala, Bernardo da Costa \"Nadi\", Júlio António \"Jú\", Argentino Agostinho \"Tino\", Airton Chissangana  \"Geovety\" e Sérgio Lukukurico \"Chipico\".

Em relação às condições de trabalho, Duke afirmou que o grupo não se queixa de nada. \"A direcção da Federação é nova, tem feito um esforço para que o grupo trabalhe com condições aceitáveis, está connosco e temos o suficiente para trabalhar\", comentou.Habituado a grandes desafios, Duke não se deixa intimidar pelo facto de Angola estar inserida no grupo com Portugal e Espanha. Apenas duas selecções apuram-se para a fase seguinte.

\"Para mim, não há jogo perdido, antes de ser jogado. Por isso, só posso garantir que vamos a Montreux fazer bem a nossa parte, sem olhar para o que os adversários são ou podem fazer\", perspectivou.

A selecção nacional começa a prova a 12 de Abril com a Espanha, vice -campeã. No dia seguinte, os angolanos defrontam a selecção de Portugal. O Chile vai ser o último adversário de Angola na fase de grupos, no dia 14. Os dias 15 e 16 estão reservados à disputa das meias -finais, entre as duas melhores equipas de cada grupo.

Fernando Fallé convocou 12 atletas do campeonato interno, dos quais 10 podem seguir para o estágio em Portugal, onde podem ser integrados os atletas que evoluem na Europa, casos de Humberto Mendes \"Big\" (Noia de Espanha), João Pinto e André Centeno (Sporting de Portugal), Francisco Veludo (HC Braga de Portugal), Johe (Candelária de Portugal) e Martin Payero (Liceo de la Coruña).

 A Taça das Nações ou Torneio de Montreux é disputada, de dois em dois anos no Pavilhão Desportivo de Pierrier em Montreux, na Suíça, durante a semana da Páscoa. Em 2009 e 2011, Angola alcançou o quarto lugar, e em 2013, conquistou o inédito terceiro lugar.