Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeões africanos estão em Luanda

Rosa Panzo - 08 de Julho, 2017

Para o técnico, o maior inimigo dos angolanos em Alexandria foi a maré,

Fotografia: M. Machangongo | Edições Novembro

Com euforia  e muita alegria, e ao som do batuque da claque do 1º de Agosto, a Selecção Nacional de vela da classe Optimist que  revalidou os títulos por equipa e individual no Campeonato Africano de Alexandria, Egipto, foi recebida ontem pelas 13 horas no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

No Aeroporto, os campeões africanos foram recebidos por entidades do Ministério da Juventude e Desporto, representada pela Secretária de Estado para o Desporto, Ana Paula Sacramento, dirigentes da Federação Angolana dos Desportos Náuticos, dirigentes do Clube Naval, colegas de equipa e familiares.

Ana Paula Sacramento em declarações à imprensa, após a chegada da Selecção, encorajou os rapazes que apesar de algumas dificuldades vividas no palco da competição, cumpriram com as orientações dos técnicos. \" Estão de parabéns estes meninos, que cumpriram com todas as orientações e passaram a ser um exemplo a todas as crianças de Angola. Devo dizer que eles precisam de muito apoio e encorajamento\" disse.

O velejador Graciano Novais que conquistou na quarta feira, em Alexandria, a medalha de ouro na categoria individual com 24 pontos, disse ao Jornal dos Desportos que a vitória é de todos os angolanos. \" Faltam-me palavras para manifestar a minha alegria diante de todos, neste momento, porque enfrentamos muitas dificuldades para trazer as medalhas na bagagem. Estamos de parabéns.

Com a conquista do bicampeonato, Angola consumou as suspeitas de principal \"monstro\" das águas marítimas de África. Antes do evento de Alexandria, já era vista como uma \"ameaça\" no continente, por ter bons registos nas competições internacionais, desde a conquista da medalha de bronze na África do Sul.

Na edição passada, disputada em Luanda, Angola ocupou quatro lugares dos cinco primeiros da tabela geral de classificação por equipa. Osvaldo da Gama liderou a lista, seguido do sul-africano Matt Ashwell, Lourenço Simão, João Luacuti e Decaprio Fernandes.
 
SELECCIONADOR
ESTÁ SATISFEITO

O seleccionador nacional, Moisés Camota, disse que os seus pupilos comportaram-se como verdadeiros campeões. \"Nós sabiamos das dificuldades que iam enfrentar em Alexandria, por este motivo treinamos muito para não sermos surpreendidos, nem pelos adversário, nem pelo mau clima\", referiu. Para o técnico, o maior inimigo dos angolanos em Alexandria foi a maré, \"  as grandes ondas causaram-nos grandes dificuldades, porque é uma realidade totalmente diferente da nossa\", aclarou.                          
RP