Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeões angolanos estagiam em Maputo

Rosa Panzo - 21 de Maio, 2015

Domingas Huambo é uma das convidados pela Federação Moçambicana

Fotografia: Dombele Bernardo

Os campeões nacionais da classe Laser Radial'2015, da categoria júnior, Filipe André e Domingas Huambo, estão em Maputo a convite da Federação Moçambicana de Vela para  participar num estágio internacional em que pontificam os melhores velejadores africanos. O evento desportivo termina no dia 25 do corrente.

Para orientar os velejadores, o Conselho Técnico do Clube Naval indicou o velejador Manuel Lelo, da categoria sénior, dada a “experiência profissional em competições internacionais”, de acordo com Moisés Camota, coordenador da área.
Depois de dez dias de estágio, os melhores velejadores africanos vão ser agraciados com uma bolsa para o campeonato do mundo a decorrer na Malásia no próximo ano.

PAUSA NO OPTIMIST
Durante três semanas, a selecção nacional de vela da classe Optimist, cumpre uma pausa na preparação com vista o Campeonato Africano a disputar-se de 30 de Setembro a 8 de Outubro na Argélia. Os atletas e treinadores estão a aperfeiçoar técnicas modernas de vela, numa acção de formação promovida pelo Clube Naval de Luanda.

Inserido na estratégia de trabalho contínuo, a formação permite aos atletas aperfeiçoar as técnicas de preparação de barco, equipamento do atleta e manuseamento da vela.

O seleccionador principal, Moisés Camota, assegurou que a pausa não vai prejudicar os atletas da selecção nacional. O especialista valorizou os novos conhecimentos e garantiu “vantagens” nas competições internacionais.

Desde o encerramento da época passada, em Abril, os treinos das selecções de Optimista, Laser, 420 e 470, com vista os campeonatos africanos da Argélia e as qualificativas para os Jogos Olímpicos de 2016 são feitos em simultâneo.