Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeonato africano apresentado em breve

Silva Cacuti - 31 de Janeiro, 2019

Vice- presidente da Federao de patinagem fala dos objectivos da organizao do torneio qualificativo ao mundial

Fotografia: Jos Cola| Edies Novembro

A Federação Angolana de Patinagem apresenta, nos próximos dias, em conferência de imprensa, o estado de preparação do primeiro campeonato africano da modalidade que o país acolhe de 8 a 10 de Março. Pedro Azevedo, vice-presidente, disse à nossa reportagem que as distintas sub-comissões organizativas já trabalham e, em breve, o país vai conhecer o estado actual da organização desta prova.
\"Vamos reunir no dia cinco de Fevereiro e depois disso falamos em conferência de imprensa\", revelou.Pedro Azevedo disse que nestes dias a organização trabalha para terminar a escolha do logotipo da prova que vai decorrer no Pavilhão do Kilamba.
\"Temos algumas propostas, estamos a avaliar, mas creio que, quando apresentarmos a prova já teremos este instrumento\". Segundo dados disponíveis a prova está orçada em 30 milhões de Kwanzas.
A organização, referiu, desdobra-se em contactos com voluntários, serviços de saúde, hotelaria e turismo e mais algumas instituições públicas e privadas.
Também destacou a existência de contactos com as federações congéneres dos países participantes. Garantiu que as sub-comissões de Administração e Finanças, Protocolo, Marketing, Transportes, Médica, Técnica e Desportiva, além da comissão de Segurança, todas estão engajadas. O campeonato estava inicialmente marcado para 9 a 11 de Novembro de 2018, em Maputo, Moçambique. A realização da prova foi cancelada por falta de condições logísticas. Estão previstas participações das selecções de Angola, Moçambique, África do Sul e Egipto.
O \"africano\" apura o representante africano para o Campeonato do Mundo, a realizar em Espanha, Barcelona, em Junho.

SUPERTAÇA
A FAP faz disputar a Supertaça João Garcia a 16 de Fevereiro, numa espécie de antecâmara organizativa do campeonato africano. Segundo Pedro Azevedo, apenas depois da disputa desta prova a selecção nacional começa a preparar-se para a disputa do \"africano\". Pedro não revelou se Fernando Fallé vai manter o grupo que tinha convocado para disputar o campeonato em Moçambique ou alterar o grupo.
Inicialmente Fallé convocou um grupo de 21 atletas, dos quais  os guarda-redes Dorivaldo Francisco (Petro de Luanda) e Beto (1º de Agosto) e os atletas de campo Ny, da Académica de Luanda, Zinade e Bruno, ambos do Petro de Luanda, marcam a sua primeira aparição a nível da pré-selecção nacional sénior.
Completam o grupo Pedro Watanga, Anderson Silva \"Nery\", Adilson Diogo \"Pi\", Márcio Fernandes, Airton Chissangana \"Geovety\", Walter, Martin Payero (Académica), Estevão Dala (Marinha), Sérgio Lukukurico, João António \"Jú\", Francisco Luís \"Guedes\" (1º de Agosto), André Centeno (Valdano de Itália), Francisco Veludo (Vircelli de Itália), Humberto Mendes \"Big\" (Noia de Espanha) e João Pinto (Sporting de Portugal). Na edição do Mundial de 2017, na China, Angola quedou-se na quinta posição da tabela classificativa geral.