Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeonato Africano de Optimist com embarcaes confirmadas

18 de Agosto, 2016

Na ltima edio a Seleco Nacional conquistou cinco medalhas sendo uma de ouro e quatro de bronze

Fotografia: Dombele Bernardo

Oitenta barcos serão utilizados durante o Campeonato Africano das Nações de optimist, a decorrer de seis a 14 de Outubro deste ano, em Luanda, com participação de veleiros com idades dos 12 a 15 anos, soube a Angop. De acordo o membro da comissão organizativa Bruno Martins, deste número, 65 vêm do exterior (a origem não foi avançada), que se juntarão aos 15 que se encontram no país. Acrescentou que as respectivas embarcações serão medidos e inspeccionados, num período de três dias, a começar no dia cinco de Outubro, por uma empresa náutica portuguesa, liderada por Nuno Reis, que desembarca na capital do país no dia 1 deste mesmo mês.

Disse tratar-se de um processo rigoroso, que consistirá em retiradas e aplicação dos autocolantes, avaliação técnica dos barcos e dos equipamentos, com vista a serem utilizados pelos participantes sem qualquer irregularidade.Nuno Martins realçou igualmente que tudo está  a ser feito de forma antecipada para evitar embaraço no inicio da competição, cuja cerimónia de abertura acontecerá no dia sete de Outubro.

Garantiu que as delegações começam a chegar no dia três do referido mês, uma vez que já está salvaguardada a questão do alojamento no Centro Turístico de Belas.Na condição de anfitriã, Angola poderá competir com duas selecções nacionais. Participarão igualmente do certame África do Sul, Argélia, Moçambique, Egipto, Tunísia, Zimbabwe, Marrocos, Tanzânia, Líbia, Cabo Verde e Ilhas Seychelles, além da República de Oman, que vem para dar competitividade aos seus atletas.É a primeira vez que o país alberga um evento do género. Na última edição, em 2015, na Argélia, a Selecção Nacional conquistou cinco medalhas, sendo uma de ouro e quatro de bronze.