Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeonato Angolano abre hoje no Namibe

Helder Jeremias - 12 de Março, 2016

Certame organizado pela Associação Provincial em parceria com a Ekuipa

Fotografia: Jornal dos Desportos

As equipas nacionais de todo-o-terreno concentram-se hoje a partir das 10h00 no circuito do Tômbwa, para a disputa da jornada inicial do Campeonato Angolano de Rali/Raid-Car'2016 cuja final está marcada para amanhã, enquadrada no leque de actividades alusivas às "Festas do Mar", que decorrem durante o presente mês de Março no Namibe.

Sob a denominação Rali Namibe, o certame decorre sob a organização da Associação Provincial de Desportos Motorizados local, em parceria com a empresa especializada Ekuipa, regida pela Federação Angolana de Desportos Motorizados.

O grosso das equipas e os pilotos individuais efectuaram as inscrições até terça-feira, motivo para satisfação dos profissionais que trabalham no local com esmero, para a criação das condições técnicas, administrativas e logísticas.

A última edição do Campeonato Angolano de Rali foi marcada por várias desistências, em virtude da conjuntura económica, pelo que os agentes desportivos estão a traçar as melhores estratégias com vista a ultrapassar os principais entraves.

Os regulamentos sofreram algumas alterações pertinentes. Doravante, as provas só são pontuáveis, caso haja no mínimo um total de 12 veículos subdivididos nas categorias M (motos de qualquer cilindragem), Q (quads de qualquer cilindrada), E (Buggys, UTVs com ou sem turbo, entre outros com motores de motos com caixa de velocidades manual ou automática) e TT (carros, carrinhas e jeeps com motores diesel ou gasolina, sem distinção de cilindrada).

A segunda jornada do Campeonato Angolano de Rali está marcada para o dia 30 de Abril, em Quilengues, numa organização da Ekuipa e das autoridade daquele município da Huíla.

Os motores roncam para a terceira prova da competição nos dias 28 e 29 de Maio, em Benguela, evento sob a égide da Associação local em parceria com o grupo AA.

O campeonato atinge o clímax com a disputa da mediática competição 2 Horas TT Longa, organizada pela Ekuipa nos dias 23 e 24 de Julho, segue-se a quinta jornada em que se disputa "Angola 100 trilhos" com palco no Lobito a 3 e 4 de Setembro.

 Porto Amboim acolhe o Grande Prémio local no dia 8 de Outubro, ao passo que o Namíbe volta a testemunhar o encerramento da época no dia 11 de Novembro.

O proprietário da promotora Ekuipa, Pedro Cristina, é um homem optimista quanto à boa desenvoltura da jornada inaugural, na qual conta com a presença dos concorrentes ao concurso de Fotojornalismo.

"As regras são as mesmas e vamos dar continuidade ao mundo espectacular de imagens e do nosso Rali", disse.