Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeonato Nacional tem finalistas

Joo Francisco - 27 de Abril, 2019

Campeonato Nacional de Juniores, em que os concorrentes so os jogadores qualificados nos Campeonatos Provncias

Fotografia: Santos Pedro| Edies Novembro

Os representantes das duas zonas da Federação Angolana de Xadrez(FAX), vulgarmente conhecidas como Zonal A (Luanda) e B (restantes províncias) para o próximo Campeonato Nacional Individual Absoluto, que este ano de 2019, vai ser disputado de 25 de Maio a 02 de Junho, no Sumbe, Cuanza - Sul, num total dez,  são já conhecidos, depois da disputa das respectivas preliminares.
O zonal A, exclusivo para os praticantes de Luanda, cujo vencedor foi Joelson Ricardo Joelson, da Escola Macovi Sport Club, qualificou ainda, Jeovani Santos Edvanio Domingos, ambos do 1º de Agosto, Josemar  Cabingano do Progresso do Sambizanga, e António Paim do Núcleo do Prenda.
No zonal B, disputado no Luena, Moxico, reservado aos concorrentes das outras províncias, excepto Luanda, a vitória coube a Gabriel Sapalo do Cuanza - Sul, apurou,  ainda, Sebastião Domingos, de Benguela, António Maneco, da Huíla, Ângelo Segunda, do Huambo e Armando Angelino.
Para a finalíssima, estão igualmente apurados, todos os jogadores titulados, tanto com o títulos nacionais e Internacionais  que estejam interessados. Neste particular, o Jornal dos Desportos soube, que o Mestre Internacional David Silva, que se encontra nos últimos tempos a tentar fazer carreira na Europa, entre Portugal e França, encontra-se nesta altura de férias em Angola,  vai participar nesta prova.
David Silva, antigo Campeão Africano Júnior de Xadrez, vai participar no Campeonato Nacional Individual Absoluto, deste ano, até ter acesso nas próxima selecções Nacionais.
Recorde-se,  que o título de Campeão Nacional Individual Absoluto de Xadrez, prova maior do Calendário Nacional, está em posse do Mestre Nacional, Sérgio Miguel, que nesta condição desloca-se a Madagáscar,  para representar Angola no Campeonato Africano.
Em relação ainda, as provas do Calendário Nacional de Competições, para a época 2019/2020, a partir do dia 04.05 disputa-se no Lubango, Huíla, o Campeonato Nacional de Juniores, em que os concorrentes são os jogadores qualificados nos Campeonatos Províncias,  organizados pelas respectivas Associações Provinciais.