Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeonato nacional define campeões

Silva Cacuti - 09 de Abril, 2015

Organização da prova quer encerrar a competição de forma brilhante

Fotografia: Jornal dos Desportos

Chegou o dia de decisões na XXX  edição do Campeonato Nacional de boxe cuja disputa se encerra hoje, no Pavilhão Anexo número 1 da Cidadela Desportiva, sob a égide da Federação Angolana de Boxe (Faboxe). Ao todo, 10 decisões, em igual número de categorias de peso.Na prática, tirando a inclusão de Mampuia Didi nos +91 kg, as caras das finais não mudam muito em relação à prova do ano passado. O Interclube e o Electro são os maioritários entre finalistas. Vítor Adriano (Interclube) vai jogar anginas dos 49kg diante de Martinho Benguela, do Electro do Lobito.Nos 52kg Vivaldo Rodrigues (Interclube) decide com Miguel Kembo (África Golf II). Kilombo Massala (Interclube) defronta Inocêncio Marques, para a final dos 56kg.

Para os 60 kg, um dos combates mais aguardados do dia, Pedro Gomes (Interclube) vai ter pela frente João Gomes (Electro do Lobito). Kiala Júnior ( Interclube) e Pamela Nsiona (Electro) vão protagonizar outro grande combate da noite nos 69kg. Ferdinando Pedro vai jogar com Mampuia Didi que volta a colocar o seu nome na ribalta da modalidade depois de ter sido suspenso por agressão ao árbitro, num processo em  que teve uma despenalização polémica.

No dia de ontem testemunharam-se grandes combates, com realce para os que culminaram com as vitórias de Pedro Gomes sobre Fonseca Gueló, Tsingui Laundry sobre Domingos Kiala e Kilombo Massala sobre José António.O Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, e o presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo Conceição, prestigiaram a jornada de ontem.

SENHORAS
TÊM INÍCIO FRIO

A terceira edição do Campeonato Nacional sénior feminino de boxe começou ontem com vitória de Sara Fernandes, do Interclube sobre  Sara Panzo, do África Golf II. Sara Fernandes subiu ao ringue esmurrou o vento para mostrar a sua prontidão, mas não precisou de jogar a sério, porque Sara Panzo não subiu. Venceu por falta de comparência.Frustrante, para um combate aguardado com muita expectativa. A assisténcia, pouco mais de 250 pessoas estava ávida de ver senhoras a jogarem, depois de dois dias consecutivos de exibição masculina.

Tudo adiado. Hoje é que são elas! A prova feminina resume-se nos quatro combates agendados para hoje, já que, devido ao escasso numero de participantes a organização faz a disputa em finais directas.No principal combate, para os 69 kg, Margarida Clemente, de Cabinda vai medir forças com Glória de Deus do África Golf II.Não menos importantes serão os combates que vão opor Sara Fernandes a Liliana André, ambas do Interclube, para os 64 kgm. Juliana Gonçalves (Interclube) vai defrontar Arija Bila (África GolfII) para os 60kg, enquanto Paula Pedro, do Interclube e Luzolo Cristina, do África Golf II, vão jogar pela decisão dos 56 kg.