Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Campeonatos Nacionais Zonais agitam Luanda e Uje

lvaro Alexandre - 09 de Março, 2020

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os xadrezistas de Luanda e do resto do país concentram-se a partir das 17h00 de hoje até 16 do corrente nos tabuleiros inseridos nos campeonatos nacionais individuais das zonas A e B que decorrem, em simultâneo, nas cidades de Luanda e do Uíje. Os participantes buscam os passes de acesso aos campeonatos nacionais absolutos agendados para os dias 9 a 15 de Abril na cidade de Lubango, província da Huíla. Cada competição zonal vai apurar cinco atletas.
Os regulamentos das duas competições estipulam nove jornadas e o tempo de reflexão de 90 minutos para cada jogador e mais um incremento de 30 segundos, a partir do primeiro lance.
Luanda centraliza as atenções por dispor de melhores atletas sem título de mestre FIDE. A qualidade de excelência atrai os aficionados de bom jogo no Zonal A. A expectativa pela qualificação é alta.
A sede social da Federação Angolana de Xadrez vai ser pequena para acolher a demanda de adeptos ávidos para ver as lutas de Cláudio Félix, José Borges, Vanderson Dias, Jeovani Santos,  José Dungo, Josemar Cabingano, Edvânio Domingos, Edivaldo Gama, Jesus Pimentel, Carlos Fernandes, Ricardo Joelson, Márcio Filipe, Pedro Moura, Milton Bunga e  Miguel Cristóvão.
Complementam o grupo de maior Elo Fide, os xadrezistas Adilson Simões, António Paim, António Xavier, Alexandre João, Chibungula Domingos, Avelino Fernandes, José do Rosário, Pascoal Bernardo, Paulo Cabuco, Hortêncio Mengawako, Luís João, Francisco Candumba, Bruno Costa e Joaquim Fernandes.
Na cidade cafeícola, o Grande Hotel do Uíje dispensou a sala para acolher os atletas de Benguela, Cuanza Sul, Huíla, Malanje, Moxico, Selecção Militar e locais.
As terras das acácias rubras está presente com Antunes Ernesto, Estêvão de Sousa, Abílio Cláudio, Alberto Sabino e Joaquim da Costa. Cuanza Sul seleccionou Armando Angélico, Kirto Justino, César Rodrigues, Daniel de Melo e Adão Coimbra. A Huíla marca presença com António Maneco e Alberto António. Malanje disputa o apuramento com Gonçalves Cristo, Pinto João, Ed Omar, Adilson do Rosário e Rafael Costa. Moxico está com Alione Muzangueno, José Tchimatamata, Félix Cassongo, Dikson Donaldo e  João Nguiji. A Selecção Militar é composta pelos Mestres Nacionais Diogo Agostinho e Domingos Mateus e por Gerson Arão.  Os anfitriões Isaac Dias, Daniel  Dingana, Bernardo João e Leonel  Paulo lutam pela valorização da província.