Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Canoagem abre festividades do CNIL

ROSA PANZO - 24 de Fevereiro, 2018

Contra costa da ilha volta a encher de canoagem no fim de semana

Fotografia: Santos Pedro| Edies Novembro

Em alusão ao 94º aniversário do Clube Náutico da Ilha de Luanda, a assinalar-se no dia 28 do corrente, a secção de canoagem e vela da agremiação promove hoje a partir das 9h00, na zona costeira, uma regata de canoagem com as participações do Clube Naval de Luanda, Petro de Luanda, 1º de Agosto e os anfitriões.
Sob a coordenação técnica de Mateus Afonso, o certame consta de um programa que congrega diferentes competições. Em duas semanas, todos os atletas inscritos nas modalidades praticadas no CNIL vão participar das provas aprovadas.
Além da canoagem, hoje estão agendadas regatas de velas e torneio de natação. A vela é disputada às 12h00 por centena de atletas do CNIL, Clube Naval, Marinha de Guerra, Marítimo da Ilha, Petro de Luanda e 1º de Agosto. As provas decorrem nas classes Optimist, Laser 4.7, Laser Radial, 420 e 470.
A prova de natação é disputada sob o signo de Taça Galo Alves, a partir das 15h00 na piscina do clube organizador. 1º de Agosto, Marinha de Guerra, Onda Spor Clube e CNIL cobiçam os troféus.
A segunda jornada de regatas de vela é disputada amanhã a partir das 12h30.
Para encerrar as festividades, o departamento de pesca desportiva realiza no próximo fim de semana o concurso Canucos (pesca). No dia 3 de Março está agendado uma partida de hóquei-subaquático e o festival gincana-convívio.
O Clube Náutico da Ilha de Luanda foi fundado a 28 de Fevereiro de 1924 com o nome de Clube Desportivo Nun\'Alves. Na sequência de despacho do Secretário Nacional do Conselho Superior de Educação Física e Desportos do Estado angolano, que determinava aos clubes com denominações relacionadas com o colonialismo proceder à substituição, no dia 11 de Abril de 1979, o clube passou a ter a designação actual.
A natação, vela, pesca desportiva, canoagem, remo e kitesurf são as modalidades no activo que ajudam a desenvolver o clube da Ilha de Luanda. Colecciona na sua galeria diferentes troféus  conquistados nos torneios nacionais e internacionais.