Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Capindissa quer abandonar Associao de Luanda

JOO FRANCISCO - 07 de Março, 2019

Fotografia: DR

O presidente de direcção da Associação Provincial de Xadrez de Luanda (APXL), Shaily Daniel Capindissa, apresentou o pedido de demissão do cargo à Mesa da Assembleia Geral há pouco menos de uma semana. O dirigente alegou a falta de condições para prosseguir com o mandato até 2020.
Eleito a 1 de Novembro de 2016, num sufrágio revestido de \"problemas\", Shaily Daniel Capindissa sucedeu a Domingos Ferraz, presidente cessante e líder da lista A, que não se fez presente injustificadamente na sede social da Federação Angolana de Xadrez, palco do acto eleitoral. O Jornal dos Desportos apurou que alguns membros do corpo directivo estão contra a demissão de Shaily Capindissa e influenciam a Mesa de Assembleia Geral a não dar o provimento do pedido até 2020, ano previsto para as novas eleições.
A crise directiva da Associação assola o xadrez de Luanda. É notória a inexistência de provas oficiais desde a abertura da época 2019. A Federação Angolana de Xadrez e alguns clubes assumiram as responsabilidades da APXL. O pedido de demissão levou os correligionários a pedirem apoio ao Departamento Provincial da Cultura, Desportos, Hotelaria e Assuntos Religiosos de Luanda, dirigido por Manuel Sebastião. A reunião que debruçaria o assunto não foi conclusiva por falta de quórum.
O ainda presidente da APXL tem um grupo de trabalho de 19 membros, a quem fez chegar o pedido de demissão. A Mesa da Assembleia Geral, que deve decidir o pedido, é presidido por Francisco Furtado Gonçalves, Fátima Reis é vice-presidente e Henrique Huime, secretário.
Na Direcção está o \"demissionário\" Shaily Capindissa, José Ricardo é o vice-presidente, Marisa Reis Fernandes é a secretária-geral e os vogais Tobias Nandjungo, Edna Gomes, António Pinheiro e António Mucuna.
Luís Silva Neto é o presidente do Conselho Fiscal, coadjuvado por Maria do Nascimento na vice-presidência e Helga Fumuassuca como secretário. O Conselho Jurisdicional é dirigido por Maria do Rosário Nobre, coadjuvado por Adelino Alberto na vice-presidência e Pascoal Chingambo como secretário. O Conselho de Disciplina é presidido por Narciso Cariango, Aluísio Mandembwe é vice-presidente e Jacinto da Cruz Andrade é o secretário.