Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

CAR da Hula arranca na prxima semana

GAUDNCIO HAMELAY- LUBANGO - 17 de Maio, 2015

Fotografia: Jornal dos Desportos


A dirigente desportiva trabalhou com as autoridades governamentais da província da Huíla e recebeu garantias de que tão logo se ultrapassem as razões do atraso, vai ser feito o lançamento oficial do CAR, em conferência de imprensa.

“Viemos trabalhar com o governo da província da Huíla e falámos sobre o lançamento deste Centro, que está atrasado por questões técnicas e administrativas. Prevemos ter o Centro a funcionar dentro de dez dias. Já existe a residência para albergar os atletas que vêm de outras províncias, assim como encetámos contactos com a direcção da Juventude e Desportos local sobre o pavilhão, que vai albergar os equipamentos e outros pormenores inerentes à abertura do CAR”, justificou Elsa Pitra acerca da motivação que leva a Huíla a ser relegada para segundo plano.

Os Centros de Alto Rendimento de Benguela e do Huambo já estão em funcionamento e o “encontro com as autoridades da província da Huíla foi bastante proveitoso e as condições estão  criadas”.

Em função da crise financeira, a Federação Angolana de Ginástica definiu a distribuição da pouca verba financeira a vários programas em carteira. Por essa razão, a abertura do CAR da Huíla, ficou relegado para segundo plano, segundo Elsa Pitra.

A vice-presidente da FAG voltou a esclarecer que o CAR tem como objectivo melhorar o nível técnico e competitivo dos atletas que integram as selecções nacionais. Para reforçar as competências da comissão técnica nacional, a FAG vai convidar vários técnicos estrangeiros para fornecer experiências e conhecimentos.             
            

HUAMBO
Zona centro e sul
encerra nacional


Com olhos no campeonato nacional absoluto, ginastas das províncias de Benguela, Bié, Huambo, Huíla, Lunda Sul e Namibe encerraram ontem, à noite, a sexta edição do campeonato nacional de ginástica da zona centro e sul do país na cidade do Huambo. As disciplinas de ginásticas artísticas, rítmica, individual, em conjunto, acrobática e saltos de tumbling, foram disputadas por 27 atletas nas categorias de iniciados, juvenis, juniores e seniores.

O vice-presidente da Federação Angolana de Ginástica, Rúben Mangueira Africano de Carvalho, disse que o evento visou impulsionar o associativismo e despertar o interesse pela prática da modalidade, na medida que o desporto melhora o bem-estar físico e cultural da população.