Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Carlos Dinis promete título

03 de Dezembro, 2014

Carlos Dinis promete título

Fotografia: Jornal dos Desportos

Angola vai lutar para conquistar o torneio de basquetebol masculino na VI edição dos jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a decorrer na cidade de Bulawayo, no Zimbabwe, de 4 a 14 de Dezembro, afirmou o seleccionador nacional Carlos Dinis. A adversária principal da selecção nacional é a de Moçambique, que torna a tarefa complicada, segundo Carlos Dinis.


“Moçambique tem 12 atletas a jogar no campeonato sénior e temos apenas três. Trata-se de Joaquim Pedro, Moussa Kaba e Gerson Domingos. Contudo, vamos lutar para conquistar a taça”, realçou.   Carlos Dinis realçou que Angola vai fazer "passeio" na primeira fase da prova destinada aos atletas de 20 anos de idade, mas vai enfrentar dificuldades na segunda parte da competição, na qual Moçambique aparece sempre como candidata ao troféu.

“Os moçambicanos são os actuais campeões, derrotaram-nos na final transacta (Zâmbia'2012). Nesta edição, vamos tentar inverter o quadro”, prometeu Carlos Dinis.A preparação, que culminou com o estágio realizado nos EUA, dá garantias de uma boa prestação, em função dos indicadores apresentados pelos basquetebolistas, segundo Carlos Dinis.Durante o estágio, a Selecção Nacional realizou 12 jogos, nos quais obtiveram sete vitórias e cinco derrotas.

Para a conquista do título, Carlos Dinis conta com Alexandre Jungo, Bruno Fernando, Gerson Domingos, Joaquim Pedro, Jerson Gonçalves, Moisés Gabriel, Moussa Kaba, Sílvio Sousa, Valdir Manuel, João Neto, Avelino Izebelmo e Simão Lutonda.Nesta edição, o país está representado nas modalidades de futebol, basquetebol (nas duas classes), atletismo, atletismo adaptado, boxe, natação, judo e ténis, numa caravana de 172 pessoas, entre atletas, técnicos, corpo clínico, jornalistas e pessoal de apoio, com o lema “Angola no Zimbabwe vencendo com Fair Play”.Dos 15 países membros da SADC, apenas dez participam nestes jogos, nomeadamente, Angola, África do Sul, Botswana, Lesoto, Namíbia, Malawi, Moçambique, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.