Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Carlos Pires destaca formao

lvaro Alexandre - 17 de Setembro, 2015

Carlos Pires destaca formao

Fotografia: Jornal dos Desportos

O director para intercâmbio da Associação Provincial de Xadrez de Luanda, Carlos Pires, garantiu ontem, na Galeria dos Desportos, sita no Complexo da Cidadela Desportiva,  que estão criados todos os dispositivos, no sentido do xadrez fazer parte do quadro das disciplinas extra-curriculares do sistema de ensino em vigor no país.

O dirigente revelou a sua satisfação no acto de encerramento do curso de orientação pedagógica das técnicas do ensino e aprendizagem do xadrez, organizado pela APXL e Polivalente Aldanuel do Palanca. "O propósito desta formação de formadores foi cumprido. Doravante vai servir de impulsionador para a sua implementação nas escolas estatais e particulares. Sensibilizar a nossa sociedade para adesão deste processo de ensinamento. Os participantes adquiriram valores de valência na metodologia de ensino. É imperioso a implementação do xadrez nas escolas", disse.

O director para intercâmbio da Associação Provincial de Xadrez de Luanda acrescentou que "está provado cientificamente que o xadrez agrega valores positivos. O momento é oportuno e sem demora. O xadrez tem que ser opção nas disciplinas extra-curriculares no sistema nacional de ensino", opinou.

A delegação cubana, constituída por Jorge Luís Gil Silva, Dayamis Diaz Jorrin, Geraldo Anaya Rodriguez e Reiner Crespo Mons, e os prelectores nacionais vão deslocar-se na próxima segunda-feira à província do Namibe, no seguimento do programa do seminário para formadores de xadrezistas. De 24 a 26 vão estar no Moxico e para encerrar a jornada, vão para o Cuanza Sul (27 e 28).