Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Carlos Rosa derrotado nas eleices

Silva Cacuti - 09 de Novembro, 2016

Mesmo desolado Rosa organiza a So Silvestre de Luanda

Fotografia: AFP

Os associados da Federação Angolana de Atletismo (FAA) deram ontem um basta ao consulado de Carlos Rosa a frente da instituição ao creditarem apenas 9 votos favoráveis à sua reeleição, contra 11 do seu opositor Bernardo João, para o mandato de 2016/2020. O acto eleitoral decorreu ontem na sala de conferências do Comité Paralímpico Angolano, sob orientação de Cardoso de Lima, que presidiu a Comissão Eleitoral.

O presidente cessante da FAA reconheceu o resultado e disse que "com fair play aceita a vontade dos associados" expressa nas urnas.
 "Olhar o atletismo por dentro" é o lema do programa que convenceu o eleitorado. Carlos Rosa foi derrotado em quase todas as províncias onde há tradição na modalidade, casos da Huíla, Namibe, Bié e Luanda.

Numa nota publicada ontem, após a divulgação dos resultados eleitorais, Bernardo João agradece à massa votante pela confiança no seu projecto e reforça que a sua candidatura "não aconteceu por mero acaso, foi motivada após um diagnóstico ao estado actual da modalidade no país".

Na nota, o novo presidente da Federação Angolana de Atletismo destaca que a prioridade do seu mandato passa pela realização do "encontro nacional do atletismo, a ser realizado no primeiro semestre de 2017, com propósito de harmonizar a família do atletismo que se encontra desavinda".

 Bernardo João, recordista nacional de lançamento de dardo, durante a sua campanha eleitoral considerou inaceitável que recordes como o seu estejam ainda válidos, transcorridos tantos anos de prática e referiu que este facto demonstra o estado de doença em que a modalidade se encontra. Por isso o seu programa preconiza que nos próximos Jogos Olímpicos o país tenha representantes da modalidade com os mínimos exigidos pela Iaaf.

Bernardo João apenas toma posse em Janeiro de 2017, em virtude da realização da São Silvestre que deverá estar a cargo da direcção cessante.O novo elenco federativo tem José Manuel de Almeida como presidente da Mesa da Assembleia-geral. Francisca Xavier é a vice-presidente deste órgão, enquanto Carla de Carvalho é a secretária.

Na direcção, João Ntiamba e Gertrudes Sepúlveda são vice presidentes. Joaquim Dombaxi é o secretário-geral. José Francisco, Gu8alberto Paquete, Ana de Sousa são vogais de direcção.Maria Machado preside ao Conselho Fiscal, enquanto margarida de Carvalho vai presidir ao Conselho de Disciplina. Adalberto Fernandes é o presidente do Conselho Jurisdicional.