Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Carlos Soweto assume presidência

Helder Jeremias - 07 de Março, 2016

Presidente eleito da Associação de Luanda Carlos Soweto (à direita) exibe troféu ganho nas pistas enquanto piloto

Fotografia: Miqueias Machangongo

Carlos Soweto da Silva Neto assumiu no sábado as funções de presidente da Associação Provincial de Motocross de Luanda para o ciclo olímpico 2016/2020, após ter sido eleito por unanimidade. Considerado um dos maiores ícones do espectáculo sobre rodas, Soweto foi empossado no cargo  em cerimónia que contou com a família do motocross.
O novo presidente da Associação de Luanda prometeu trabalhar com dedicação no sentido de devolver a forte dinâmica que a modalidade ostentou num passado recente, e torná-la um desporto acessível para um vasto número de jovens talentosos.

Detentor de uma folha de serviços repleta de proezas, Carlos da Silva Soweto Neto dedicou-se nos últimos cinco anos a tratar de questões técnicas e administrativas da Associação. A experiência acumulada nestas áreas permite-lhe desempenhar com brio as funções assumidas. O jovem presidente vai ser coadjuvado por personalidades conhecedoras do dossier da Associação.

Durante a cerimónia de tomada de posse realizada na antiga sede da Associação, localizada no bairro Maculusso, também tomaram posse entre outras figuras de proa, o vice-presidente Jandir Talaia, o secretário-geral Eduardo Lusito André e o vogal de direcção Guilherme Arsénio. Os empossados juraram fidelidade no cumprimento dos ideais da família do motocross.

O ex-piloto Djamil Madaleno "Tady" foi investido nas funções de presidente do Conselho de Disciplina, ao lado da vogal Adão Graça. Djamil Madaleno, Jandir Talaia e Adão Graça constam na lista de pilotos que melhores resultados alcançaram enquanto estiveram no activo e agora colocam todo o saber na gestão da instituição. Júlio Quental que nos últimos dois anos desempenhou as funções de coordenador da Comissão de Gestão foi conduzido ao cargo de presidente da Mesa da Assembleia-Geral, tendo na vice-presidência Hermínio Vieira Dias e Jorge Varela "Paracuca" nas vestes de secretário-geral. 

O secretário-geral da direcção exteriorizou a alegria pelo facto do processo eleitoral ter corrido à preceito. Para si, os associados depositaram confiança nas estruturas empossadas. Em jeito de apelo, Eduardo André disse: "Ninguém deve ficar alheio ao processo de desenvolvimento do nosso desporto, pois qualquer sugestão e contribuição vai ser bem recebida".

ORGANIZAÇÃO
Regulamento agita primeira reunião provincial


A análise de questões prementes e a actualização do regulamento associativo representa o ponto fulcral da primeira reunião de concertação dos novos corpos gestores da Associação Provincial de motocross de Luanda, a ter lugar no sábado de manhã na sede da instituição, localizada junto do circuito do Gamek.

O Jornal dos Desportos obteve a informação por intermédio do Secretário-Geral da Associação, Eduardo Lusito André, que disse que durante o encontro a ser orientado pelo presidente Carlos Soweto vão ser também afloradas questões à volta da realização da jornada inaugural do Campeonato Provincial de Luanda, agendada para o dia 26 do corrente.

Eduardo André perspectiva uma época profícua, tendo em conta os meios técnicos de que a Associação dispõe, o número crescente de pilotos e o facto de estar vincado o desejo dos associados na busca das melhores soluções para que o motocross conheça uma fase mais saudável da história.

Questionado sobre a realização do campeonato Angolano de Motocross, em parceria com a Federação Angolana de Desportos Motorizados, Eduardo André preferiu não adiantar qualquer dado, esclarece que a questão enquadra-se nos temas a serem abordados em colégio no conclave de sábado.

"Já dissemos e reiteramos a nossa predisposição em trabalhar com todas as instituições desportivas e agentes que trabalham em prol da causa desportiva. Vamos manter o nosso primeiro encontro e acredito que vai estar entre as deliberações", disse Eduardo Lusito André. 
HELDER JEREMIAS