Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

CAS julga casos pendentes de doping

27 de Fevereiro, 2016

A Corte Arbitral do Desporto assumiu oito casos de dopagem pendentes de sanção na Rússia, já que a Federação Russa de Atletismo foi suspensa pela Iaaf por causa de omissão dos flagrantes de doping de atletas do país.

Vera Sokolova, Elmira Alembekova, Ivan Noskov, Mikhail Ryzhov e Denis Strelkov tiveram os seus exames positivos para a substância EPO, ainda em Junho de 2015. A Corte Arbitral do Desporto vai actuar como única instância para esses casos e os atletas não poderão recorrer em outras esferas.

Já a situação de Ekaterina Sharmina, Kristina Ugarova e Tatyana Chernova é um pouco diferente. As três atletas tiveram anomalias acusadas nos seus passaportes biológicos e com isso poderão ficar ausentes de competições de alto nível por um bom tempo. O CAS será a primeira instância e elas poderão recorrer a outro painel de juízes do mesmo tribunal.

Os atletas russos ainda vivem sob a incerteza de disputarem as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em Agosto. A Iaaf definiu que a Federação Russa de Atletismo não poderá participar de eventos oficiais e com isso grandes nomes do desporto ficariam ausentes do maior evento desportivo do mundo. Yelena Isinbayeva, por exemplo, chegou a pedir para que competisse de maneira independente no Brasil, onde provavelmente seria a sua última Olimpíada.