Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cavela confiante no pódio

Gaudêncio Hamelay- Lubango - 17 de Julho, 2014

Felismina Cavela quer melhorar as marcas pessoais na prova agendada para o estádio dos Coqueiros

Fotografia: Jornal dos Desportos

A meia fundista, Felismina Cavela, mostrou-se confiante em alcançar resultados positivos no Campeonato Nacional absoluto de atletismo, que se disputa de 19 a 20 deste mês, na pista do estádio dos Coqueiros, em Luanda.

Felismina Cavela encontra-se em estágio pré-competitivo no Quénia, a expensas da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), para melhorar as marcas pessoais e alcançar os mínimos que  possibilitem competir em eventos internacionais.
Em entrevista ao JD, via Facebook, a atleta confirmou que para esta competição nacional efectuou uma preparação consubstanciada na intensidade.

Felismina Cavela afirmou que vai competir no campeonato, com o objectivo de melhorar as marcas pessoais e estar entre os três primeiros lugares da classificação geral das provas dos 800, 1500 e estafeta 400x4 metros.
A internacional angolana revelou que tem encontrado inúmeras dificuldades de adaptação ao clima, no Quénia, desde que iniciou o estágio há seis meses.

Garantiu que apesar disso, está motivada para competir e que tem dado o máximo de si, para representar condignamente as cores do interclube de Angola.
“Para o campeonato estou a fazer um trabalho de intensidade, com o  objectivo de melhorar as minhas marcas e estar entre os três primeiros. Vou competir nas provas dos 800, 1500 metros, assim como nas estafetas dos 400x4 metros”, disse.

Felismina Cavela afirmou que a sua chegada ao país está prevista para esta semana e que a preparação decorreu sem sobressaltos.
“Sobre as minhas marcas pessoais, só vou poder avaliar fora do Quénia devido a altitude. Por isso, fica muito difícil neste momento adiantar algo. Todavia, a minha preparação decorreu bem”, ressaltou.

De acordo com Felismina Cavela, o atletismo angolano no geral, e em particular no sector feminino, tem estado a crescer mais na camada juvenil e júnior onde se regista uma grande competitividade. Contudo, apela ao maior incentivo das meninas na prática da modalidade por parte dos pais. “Por isso, gostava que os pais e encarregados de educação, incentivassem as meninas a aderirem à prática do desporto”, referiu.


INTERCLUBE
Avelino Dumbo
desfalca polícias


O fundista, Avelino Dumbo, vai desfalcar a equipa do Interclube que compete nos dias 19 e 20 deste mês, nos Nacionais absolutos de atletismo em ambos os sexos, em Luanda.

O atleta encontra-se em estado de convalescença de paludismo, que o apoquentou, de acordo com  o técnico Augusto Diogo “Seco”.
“Temos apenas um atleta que não vai participar na prova, porque vem de um paludismo. Trata-se do fundista Avelino Dumbo, que também está em fase de provas na Faculdade. É a única baixa que temos. Mas vamos levar oito fundistas que vão saber cobrir a vaga do atleta”, asseverou.

Augusto Diogo afirmou possuir um lote de atletas altamente preparados, que mesmo que falhe um ou dois, os outros devem saber cobrir a vaga dos que faltaram.

Apesar do desfalque de Avelino Dumbo, esclareceu que conta com oito fundistas, sobretudo Joaquim Chamane, Francisco Caluvi, Alexandre João, Tiago Baptista, de entre outros.

Informou que no sector feminino deposita confiança nas atletas Ernestina Paulino, Adelaide Machado, Luciana Viengo, Catarina Futy, Branca do Amaral e Liende, estas duas últimas da especialidade de lançamentos.
GH



NACIONAL
Delegação da Huíla
a caminho de Luanda


Uma caravana, composta por 25 atletas das formações do Interclube, Benfica do Lubango e Desportivo da Huíla, parte hoje da província da Huila para Luanda, palco do campeonato nacional absoluto de pista.
A prova  vai decorrer nas categorias de cadetes e seniores feminino e masculino, está prevista para sábado e domingo, na pista do Estádio dos Coqueiros.

Em declarações à Angop, na cidade do Lubango, o coordenador técnico da Associação Provincial da Huíla de Atletismo, Augusto Seko, disse que a representação integra atletas especialistas dos 100, 200, 400, 800 e mil 600 metros, nas duas categorias. 

Sobre a preparação dos corredores, Augusto Seko explicou que os mesmos estão a trabalhar na perspectiva de melhorar o segundo lugar da 26ª edição, ganha pelo 1º de Agosto, em masculino e pelo  Petro de Luanda, em feminino.
“ Vamos para este campeonato para vencer todas as provas, por isso, estamos a trabalhar muito nas vertentes de velocidade e resistência ”, disse.