Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Caxita vence zonal e assegura presena no Mundial

Joo Francisco - 06 de Maio, 2019

O torneio foi disputado no sistema "suo a 9 rondas.

Fotografia: ANGOP |

Esperança Caxita, classificou-se na primeira posição, equivalente a medalha de ouro e o apuramento para o Campeonato do Mundo do seu escalão, com 8,5, sem nenhuma derrota. O torneio foi disputado no sistema "suíço” a 9 rondas.
Nos postos imediatos ficaram as mestres  Swanesas, Onkemetse  Francis , 8 pontos e Marape Naledi, 6, entre dez (10) xadrezistas, em representação dos países acima referidos.
A representante angolana neste torneio, empatou apenas na 6ª ronda, disputada no dia 1 de Maio, com a 2ª classificada, Onkemetse Francis, outra concorrente que não perdeu na prova, mas que consentiu mais um empate que a Mestre Internacional angolana, campeã africana de xadrez por mais de uma vez.
Em simultâneo, decorreram também dois torneios masculinos, em que o Campeão Nacional Absoluto, o Mestre Sérgio Miguel e o Candidato a Mestre Domingos Paulino, classificaram-se na 4ª e 14ª posições, com 5,5 e 3 pontos, respectivamente.
O torneio masculino foi  vencido pelo Mestre Internacional, Antenaina Fy Rakotomaro do Madagáscar, com 7,5 pontos, seguido do também `MI`  Rodwell Makoto do Zimbabwe e o Mestre Fide, Harifidy Milanto Ralison, igualmente do Madagáscar, ambos com 7 pontos, entre dezasseis (16) concorrentes.
Neste torneio, contrariamente ao feminino, os nossos representantes sofreram mais que uma derrota e, tanto Sérgio Miguel, como Domingo Paulino, extra-player ( jogador com despesas pagas por conta própria), classificaram-se muito aquém das provas mundiais.