Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Centenas de atletas esperados na Huíla

06 de Novembro, 2014

Centenas de atletas esperados na Huíla

Fotografia: Jornal dos Desportos

Pelo menos 600 atletas dos oito aos 18 anos de idade participam no dia 27 de Dezembro próximo, na cidade do Lubango, província da Huíla, na terceira edição da corrida de fim de ano reservada a menores denominada "São Silvestrinha". O evento é uma promoção da Escola de Treinos e assessoria desportiva Manuel Jamba Sports. O proprietário da escola, o fundista huilano Manuel António, afirmou que a prova vai ser de estrada e está a trabalhar para a criação de condições. Foram convidadas as associações das províncias do Namibe, Benguela e Cunene. Manuel António disse que a ideia é tornar a competição mais abrangente.

 “Se na edição passada tivemos 480 crianças e jovens, desta vez a tendência é ter mais de 600 participantes”, disse.A iniciativa visa proporcionar alegria às crianças, fazendo com que não se sintam excluídas.Manuel António disse que vai haver medalhas de participação para todos, porque o objectivo é despertar o interesse e a importância da prática de actividades físicas e os seus benefícios, principalmente na faseda adolescência.A primeira edição da “São Silvestrinha” foi ganha pelo Clube Ntyamba Sports, a segunda pela Escola de Treinos Manuel Jamba Sports.


Equipas finalistas
acertam pormenores


O Sporting perdeu mais de uma dezena dos seus principais atletas de pista, mas ficou com  alguns nomes importantes: Francis Obikwelu, David Lima, Edi Maia, Dário Manso, Francisco Belo e João Vieira. Ainda assim, vai ter alguma dificuldade na constituição da  equipa de pista, nomeadamente, algumas das especialidades. Saíram os velocistas Carlos Nascimento (Esc. Movimento), Pedro Bernardo (para Juv. Vidigalense), Edi Sousa e Nuno Batista (SC Braga).  Os barreiristas João Almeida (Benfica), João Fontela (Campismo), João Ferreira (Estreito) e Ricardo Lima (SC Braga). Os meio-fundistas Sandy Martins e Guilherme Pinto (AD Novas Luzes) e Mário Teixeira (AR Casaense).  O saltador Tiago Boucela (Grecas)  e o lançador João Venade (SC Braga).

Entretanto, entre as principais transferências registadas há a salientar a dos dois melhores especialistas nacionais de provas combinadas, em 2014: Lecabela Quaresma ingressou no Sporting e Samuel Remédios (ex-GA Fátima) no Benfica. Duas saltadoras em altura saíram do Sporting (Ana Monjane, para o SC Braga) e do Benfica (Liliana Vieira, para a J. Vidigalense) . Os dois ex-atletas do Maratona, que terminam em breve a sua suspensão por doping, ingressaram no Maia AC (Rui Teixeira, que pode regressar já em Dezembro) e no Olímpico Vianense (José Rocha, em final de Março).