Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Centros de Alto Rendimento iniciam trabalhos

Rosa Napoleão - 04 de Junho, 2015

Outros organismos como os directores provinciais da educação, saúde, juventude e desportos, o Instituto Nacional da Criança da Huíla

Fotografia: Nuno Flash

Os Centros de Alto Rendimento de Ginástica, nas províncias do Huambo e  da Huíla,  entram na próxima semana em funcionamento, de acordo com o presidente da Federação angolana da modalidade, Auxílio Jacob. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o responsável da ginástica no país garantiu estarem já criadas as condições para o arranque dos trabalhos de treinos.

“Temos as condições criadas no Estádio Nacional da Tundavala, onde já nos foi entregue um espaço pelo governo provincial. O recinto vai permitir a implementação do projecto concebido  com a colaboração de todos os associados. Estamos a rever a questão do meio de transporte para a deslocação desses atletas dentro da província”, disse.

O dirigente confirmou que o Centro que vai acudir os escalões infantis, em ambos os sexos, está capacitado com todo o material de treino. “Queremos ter qualidade na formação dos escalões de iniciados, assim como para os estágios pré-competitivos das selecções aquando das grandes competições internacionais. Por isso, conseguimos reunir o material necessário para que este objectivo seja cumprido”, referiu.

Para a permanência dos atletas, a Federação angolana disponibilizou uma casa do projecto no centro da cidade, para os seleccionados vindos de outras províncias. O grupo vai beneficiar também de uma viatura para o transporte dos atletas, da residência para o centro e vice-versa. Uma governanta para auxiliar nos trabalhos da casa, foi também contratada para orientar os grupo por tratar-se de uma camada muito sensível.

O critério de selecção dos atletas, para os respectivos centros especiais, foram encontrados em função dos resultados dos campeonatos nacionais e com base no desenvolvimento académico. Para o êxito e segurança do programa, a instituição contou com a colaboração dos encarregados de educação que consentiram em deixar os filhos naquela província. Outros organismos como os directores provinciais da educação, saúde, juventude e desportos, o Instituto Nacional da Criança da Huíla e a polícia nacional, estiveram igualmente envolvidos.
 Rosa Napoleão