Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Chamoleia aspira melhoria da marca

Pedro Futa - 14 de Março, 2020

Fotografia: Jornal dos Desportos

A melhoria de marca pessoal na prova de 400 metros é o objectivo do velocista angolano José Chamoleia, da classe T11 (deficiência visual total), no meeting de São Paulo, Brasil, que acontece no próximo dia 26 a 28 do corrente. A competição é qualificativa aos Jogos Paralímpicos de Tóquio\'2020.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, após o treino de ontem no Estádio dos Coqueiros, José Chamoleia mostrou-se motivado com os níveis competitivos alcançados no ano corrente.
"Em relação ao passado, sinto melhorias. Aquando da minha participação no Campeonato do Mundo do Qatar, na prova de 400 metros, cronometrei 56 segundos. É um tempo péssimo", frisou.
José Chamoleia disse que está a voltar aos tempos áureos, quando percorria os 400 metros com a marca de 51 segundos. Por outro lado, lamentou a chegada tardia do guia.
"Agora, os meus tempos baixaram durante os treinos. Estou a trabalhar com o meu guia apenas há um mês. Se tivesse mais tempo com ele, acredito que os resultados seriam melhores", justificou.

GUIA CHEGA TARDE

O guia do velocista José Chamoleia, Nicolau Palanca, lamentou à chegada tardia ao grupo que vai disputar o meeting de São Paulo, mas garantiu não beliscar o objectivo da selecção nacional: chegar aos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Em entrevista ao Jornal dos Desportos, Nicolau Palanca, que também trabalhou como guia de José Sayovo, assegurou que o pedido de dispensa chegou tarde ao Interclube, clube a que pertence.
"A carta de dispensa chegou apenas no mês passado ao meu clube. Felizmente, tudo está ultrapassado. Sempre treinei com o meu treinador e estou aqui (na selecção) para não beliscar a qualificação de Angola", disse.
Nicolau Palanca assegurou que está admirado com os níveis alcançados por José Chamoleia."O Chamoleia desenvolveu muito os níveis competitivos esse ano. Estou admirado e agradeço ao professor José Manuel pelo trabalho realizado", elogiou.
A selecção nacional viaja para o local da competição no dia 22 de Março.
                                                                         PEDRO FUTA