Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Chefes fazem ltima inspeco

Silva Cacuti - 25 de Junho, 2014

Director nacional dos Desportos Antnio Gomes tem nova reunio com os homlogos para avaliar as infra-estruturas

Fotografia: Nuno Flash

Os chefes das missões desportivas aos IX Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) marcados para o período de 23 de Julho a 2 de Agosto na capital angolana, fazem amanhã, em Luanda, uma visita de inspecção às condições criadas para o acolhimento do evento. Os representantes dos sete países participantes vão visitar as unidades hoteleiras e os recintos desportivos escolhidos para os jogos, segundo apurámos. Esta vai ser a última inspecção às condições oferecidas por Angola, enquanto país acolhedor dos jogos.

A inclusão do pavilhão multiusos de Luanda, construído no âmbito do campeonato mundial de hóquei em patins que o país acolheu em 2013, é a grande novidade nos recintos desportivos escolhidos para a IX edição dos Jogos da CPLP. A versátil sala de multiusos, com capacidade para cerca de 12 mil lugares, foi escolhida para acolher jogos dos torneios de andebol, basquetebol e ténis de mesa.

O multiusos tem condições para acolher simultaneamente jogos dos três torneios. Outro local novo é a Ilha de Luanda, que vai acolher os torneios de natação em águas abertas, especialidade que entra para os jogos pela primeira vez. Na ilha, vão ser também jogados os torneios de voleibol de praia.
Outros recintos que vão merecer a inspecção dos chefes de missões dos países participantes nos jogos comunitários são o Complexo da Cidadela

Desportiva, para os torneios de futebol, andebol e basquetebol, judo e ténis de mesa, o Estádio dos Coqueiros, para as provas de atletismo, o Clube de Ténis de Luanda, para o ténis, e o Estádio 11 de Novembro, para o futebol. Quanto ao alojamento das delegações desportivas, todos os atletas e as equipas técnicas vão estar concentrados no Complexo Turístico Futungo II, o mesmo local que acolheu as caravanas desportivas em 2005, quando Angola acolheu os jogos pela primeira vez.

Vão participar nos jogos cerca de 800 atletas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A Guiné Bissau não vai ser representada nos jogos por estar sob sanções da CPLP.
Silva Cacuti