Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Chibia testemunha campees do Sul

Gauncio Hamelay no Lubango - 26 de Outubro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

Os vencedores do Campeonato Regional Sul das especialidades de Super-motos, Motos FZ e Karting são conhecidos hoje e amanhã na prova de encerramento a decorrer no município da Chibia a 45 quilómetros da cidade do Lubango, província da Huíla. O evento conta com a participação de 47 pilotos em representação das províncias do Namibe, Huíla, Huambo, Benguela, Cunene e Cuando Cubango.
À entrada da última jornada, na liderança da categoria DD2 de karting está João Almeida, do Rial Racing Team do Namibe, com 246 pontos. Leidson Diogo, do Team DF Angostone do Lubango, está na segunda posição com 209 pontos e Milton Guedes, do Team Cuca Nocebo do Huambo, ocupa a terceira posição com 190 pontos.
Na classe MAX/KF, Diego Frutuoso, do Team DF Angostone do Lubango, comanda com 300 pontos, seguido de Nuno Júnior, do Rial Racing Team do Namibe, com 160 pontos e Fernando Tondelhas, da Arrais Transportes do Cunene, com 17 pontos.
Na classe MAX Júnior, Raiyr Serrão, do WRT do Namibe, lidera com 275 pontos, seguido do colega de equipa Anderson Campina com 245 pontos.
Danilo Maio, do WRT Namibe, está à frente da tabela de classificação geral da categoria de Max Micro com 280 pontos, seguido da colega de equipa Vara Fontes com 260 pontos.
Nos Max Mini, Jorge Saraiva, da equipa EKB Benguela, lidera com 225 pontos. 
Magenio Correia, da Constroia Racing Team da Huíla, comanda a classe dos FZ com 230 pontos. Nos lugares subsequentes estão Nery Frazão, do NF Racing da Huíla, com 217 pontos e Sidney Pinto, do Armando Racing da Huíla, com 179 pontos. 
Gerónimo de Carvalho, da equipa Armando Racing da Huila, lidera em Super-motos com 235 pontos, seguido de Jacób Alberto (151) e Ivan Santos (150), ambos do Team Rufino e Filhos do Cuando Cubango.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Associação Provincial dos Desportos Motorizados da Huíla, Ivan Santos, assegurou toda a criação das condições técnicas e organizativas na Vila da Chibia.
"Recebemos o convite do Administrador Municipal da Chibia, Sérgio da Cunha Velho, para juntarmos o campeonato regional sul aos festejos do 92º aniversário da municipalidade. Abraçamos o pedido e decidimos encerrar o certame lá\", disse.
O Campeonato Regional Sul tem um padrão definido e não se vai desvirtuar em Chibia. O presidente da Associação dos Desportos Motorizados da Huíla assegurou a realização de três mangas nas diversas categorias de karting e duas mangas nas Super-motos e Motos FZ.
A prova regressa a Chibia, depois de cinco anos. No torneio experimental, no âmbito da massificação e desenvolvimento, os munícipes acolheram com agrado.
"Tivemos muito público e a actividade foi bem-sucedida. Agora, o objectivo é juntar-nos às festividades e esperar uma festa bonita com o público. Queremos dar visibilidade aos pilotos, às equipas e aos patrocinadores\", disse.