Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Chitumba lamenta ausncias de clubes

PEDRO FUTA - 09 de Dezembro, 2019

A ausência dos principais clubes na primeira jornada do campeonato provincial de Luanda em corta-mato, nas categorias de infantis, juvenis, juniores e seniores, prova disputada sábado, na Floresta da Ilha, deixou preocupado o secretário geral da Associação Provincial de Atletismo de Luanda, Pascoal Chitumba.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Pascoal Chitumba mostrou-se indignado com a falta de comparência da maioria dos clubes. \"Os clubes foram avisados com antecedência, mas apenas o Petro de Luanda se fez presente com a máxima força e o 1º de Agosto esteve presente com um atleta, isto preocupa a associação, porque em breve vai se disputar o campeonato nacional e eles precisam de rodagem competitiva\",disse.
Ainda assim, Pascoal Chitumba fez uma avaliação positiva da primeira jornada.
\"Faço uma avaliação positiva, por ser a primeira jornada e tivemos um número considerável de atletas a maioria do Petro de Luanda, lamento também a fraca participação dos juízes e cronometristas, por falta de pagamento\",frisou.O atleta do Petro de Luanda, Nguinamau Adriano, venceu a prova de quatro quilómetros, em sénior masculino ao estabelecer o tempo de 10min01, seguido dos seus colegas de equipa Yanick Manuel(12min21) e Maurício Tchilamba(17min42).
Em juniores, o Petro de Luanda voltou a dominar, Adilson Zenguel venceu ao cronometrar os três quilómetros em 10min44, seguido de João Fraio(11min38) e Faustino João, completou o pódio(12min22).
Em juvenis, dois quilómetros, a equipa tricolor não teve concorrência e fechou o pódio com Garcia Francisco, que conquistou a medalha de ouro (7min43e 16seg), Josué Garcia, ficou em segundo lugar (7min43e34),enquanto Celso Ferraz, conquistou a medalha de bronze (8min03).
Na prova de um quilómetro, em infantis, Adilson Nunes, do Petro de Luanda conquistou a medalha de ouro com o tempo de 3min42, seguido dos seus colegas de equipa Alexandre Lameira(3min43) e Gabriel Bututo(4min51).
Angelina Bututo da equipa tricolor venceu em feminino, ao estabelecer em dois quilómetros o tempo de 10min54, e enquanto a sua colega de equipa Cristina Wango, completou o pódio (12min10).