Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ciclismo pedala na provncia do Uge

lvaro Alexandre-Uge - 23 de Junho, 2016

Amantes da modalidade do Puri e do Negage podem ver corrida de luxo com os ciclistas a percorrerem a distncia de vinte e cinco quilmetros a contar para o campeonato nacional

Fotografia: Jos Soares

A primeira etapa dos Campeonatos Nacionais Unificados de Ciclismo de Estrada disputa-se hoje, a partir das 9 horas, numa das regiões do Puri, com a participação de aproximadamente de 90 ciclistas. A prova de contra - relógio individual de 25 quilómetros,  abre as hostilidades entre os velocistas do Benfica de Luanda, Jair Transportes de Benguela e Santos Futebol Clube.

O novo quadro está traçado no ciclismo nacional, com a formação do Jair Transportes de Benguela a aparecer como das principais forças que pressionam os benfiquistas. A equipa do Benfica de Luanda, nos últimos cinco anos, foi o  absoluto papão das competições internas. A equipa de Benguela reforçou-se bem. O conjunto está fortificado com a integração no plantel principal do Igor Silva, campeão absoluto com cinco títulos consecutivos, e do Walter Silva, ambos ex-atletas das Águias da capital angolana.

O Benfica de Luanda  contrabalança o deficit provocado com a saída deste dois ciclistas, apostou em Dário António, vice - campeão nacional, e em Bruno Araújo, melhor ciclista na categoria de juniores e que também está a militar na Sicasal de Portugal.O despique de hoje é interessante,  os amantes da modalidade do Puri e do Negage têm a oportunidade de assistir uma corrida de primeira classe. Dois polos desportivos antagónicos pedalam em sentidos opostos, e fruto desta ambição, a etapa de contra - relógio individual de 25 quilómetros  marca uma era. Mantém-se a hegemonia dos benfiquistas ou o surgimento de uma nova liderança? Este é o cenário aguardado com muita expectativa.

A competição não vai  granjear apenas os ciclistas, envolve também outras forças. O troféu de contra - relógio individual, é  condição indispensável das direcções do Santos Futebol Clube, Escola Macovi, Núcleo do Cazenga, Clube Desportivo do Pombo, Hotel Luso de Benguela e Nocebo do Huambo.

A organização aprovou vários figurinos de classificação, por provas. Neste sentido, tem para a competição de elite (seniores), juniores, juvenis, cadetes e master A e B.Os nacionais unificados do Uíge abarcam quatro etapas, contra - relógio individual de 25 quilómetros (hoje), contra - relógio por equipas de 50 quilómetros (amanhã), grande prova rainha de 150 quilómetros (sábado) e circuito fechado de 30 quilómetros (domingo).