Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ciclistas vão estar localizados

22 de Setembro, 2014

No mundial que começou ontem em Ponferrada (Espanha) vai ser testado um sistema de localização de atletas

Fotografia: DR

Pela primeira vez na história dos Mundiais de Ciclismo, os corredores vão usar um sistema de localização, que vai permitir ao público, a qualquer momento, conhecer a posição do atleta nas estradas de Ponferrada'2014.

No Mundial espanhol que teve início ontem com os contra-relógios por equipas feminina e masculina, os adeptos mais fervorosos vão ter uma visão privilegiada do interior do pelotão, já que a União Ciclista Internacional (UCI) vai equipar bicicletas e corredores, escolhidos de modo aleatório, com sistemas de localização no momento e câmaras.

Para a “experiência” do sistema de localização imediata, as provas escolhidas são a prova de fundo feminina de juniores, a 26 de Setembro e a equivalente masculina, disputada um dia depois. Além do sistema de geolocalização, os ciclistas também vão transportar micro câmaras na bicicleta nos contra-relógios por equipas e nas provas de fundo de elite feminina e masculina, aprazadas para 27 e 28 de Setembro, respectivamente.

Os “clips” resultantes das experiências vão ser, segundo comunicado difundido pela entidade que tutela o ciclismo, partilhados com as equipas, os atletas, as federações nacionais e os representantes dos media.

De acordo com a UCI, o objectivo dos testes em Ponferrada'2014 é poder partilhar o conhecimento adquirido com outros parceiros da modalidade.

REVALIDAÇÃO


A Specialized revalidou ontem o título de campeã mundial feminina de contra-relógio por equipas, prova que abriu o programa dos Campeonatos do Mundo que decorrem em Ponferrada.

A Orica (a 1.17 minutos) e a Astana (a 2.19 minutos) completaram o pódio de uma prova que ficou ainda marcada pela queda de três ciclistas da Rabo Liv, um das formações candidatas às medalhas,  que por esse facto, acabou por ser última.
Ainda ontem disputou-se igualmente o contra-relógio na classe masculina, no qual o Tony Martin era o grande candidato ao ouro.