Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cidade de Boston é candidata

10 de Janeiro, 2015

Cidade de Boston é candidata

Fotografia: AFP

Boston, Estado do Massachusetts, tinha a concorrência de Washington, também na costa Este, e de San Francisco e Los Angeles, ambas na Califórnia.
“A decisão foi tomada após intenso debate e mais de uma volta de escrutínio. No final, Boston recebeu o apoio unânime dos membros da direcção”, revela o USOC em comunicado.

A designação de Boston, cidade com 650 mil habitantes, é considerada inesperada, pois Los Angeles era apontada como favorita, depois de já ter recebido maior evento desportivo mundial em 1932 e 1984.

Os Estados Unidos não organizam os Jogos Olímpicos de Verão desde 1996, ano que se se realizaram em Atlanta (Geórgia). Em 2002, organizaram os Jogos de inverno, em Salt Lake City (Utah).

Até ao momento, a única candidatura formal é a de Roma, enquanto a Alemanha equaciona a hipótese de propor Berlim ou Hamburgo para 2024 ou 2028.

Paris reflecte também sobre uma eventual candidatura, que coincidia com o centésimo aniversário dos Jogos de 1924, organizados na capital francesa. Baku (Azerbaijão), Doha (Qatar) e o conjunto Joanesburgo/Pretória (África do Sul) também são hipóteses.

O Comité Olímpico Internacional anuncia a lista final de candidatas em Maio de 2016 e faz a escolha definitiva, em Lima, a 15 de Setembro de 2017.