Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cidadela acolhe amanh nacionais

15 de Novembro, 2018

Equipas ultimam os preparativos antes de entrarem em cena na competio que vai reunir mais de duzentas crianas do pas

Fotografia: Contreiras Pipa | EDIES NOVEMBRO



A Federação Angolana de Judo (Judo) faz disputar a partir de amanhã, sexta-feira, até sábado, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, o Campeonato Nacional de juvenis e cadetes, em ambas classes, com a participação de cerca de duzentas crianças.
As condições para a concretização desta actividade já estão disponíveis, de acordo com o coordenador da prova, António Faustino. Segundo o mesmo, três pistas estão reservadas para reduzir o tempo da competição e não cansar as crianças.
A prova vai ser disputada no sistema de eliminatória directa sem repescagem. No primeiro dia da competição, disputam as categorias dos -50 kg a +81 para os masculinos e -52 kg a +78 kg para os femininos. Sábado, competem as categorias dos -20 kg a 48 kg.
O conselho técnico federativo vai actuar nesta competição, com maior rigor e exigência. Por exemplo, nenhum atleta poderá competir com equipamento de duas cores ou sujo. Não será permitido a presença do treinador na zona a actividade, sem estar credenciado, assim como o atleta não deverá reclamar com o juiz do combate, sob a pena de ser suspenso da actividade.
Sabe-se, que grande parte das equipas de Luanda estão confirmadas para o evento. A par disso, alinham também as crianças das províncias de Benguela e do Bengo.  
A hospedagem dos atletas e delegação, está a cargo da federação, ao passo que o transporte e a alimentação estão sob a responsabilidade das próprias equipas. A federação vai disponibilizar apenas as águas e os lances, que serão distribuídos no decorrer da competição.
Os árbitros que estão alistados para esta prova, vão beneficiar de um refrescamento antes da realização da prova.
No final da competição, serão entregues medalhas e certificados de participação aos primeiros, segundos e os dois terceiros classificados. A equipa com maior número de medalhas, merecerá igualmente um prémio.
A competição programou a entrega de três taças, para as equipas vencedoras. O segundo e terceiro classificados vão igualmente receber taças.