Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cidades apresentam propostas para Jogos Olímpicos de 2020

05 de Julho, 2013

Três cidades estão na expectativa quanto à decisão do COI no início do mês de Setembro

Fotografia: AFP

As três cidades que pretendem acolher os Jogos Olímpicos de 2020 realizaram a primeira apresentação directa aos membros da assembleia-geral do Comité Olímpico Internacional (COI).

Istambul, Madrid e Tóquio já viram os seus projectos analisados e foram visitadas por representantes do COI, mas esta é a primeira vez que têm a oportunidade de tentar impressionar todos os votantes na eleição que vai definir o local dos Jogos Olímpicos.

O momento é considerado importante pelas três candidaturas por se tratar de uma cerimónia semelhante à de 2009 durante a qual o Rio de Janeiro se tornou a cidade favorita para os membros do COI para a realização dos Jogos de 2016.

A decisão da sede dos Jogos Olímpicos de 2020 é conhecida em 7 de Setembro após votação realizada em Buenos Aires. A primeira apresentação na quarta-feira foi feita por Istambul, candidatura que perdeu força após a série de protestos antigovernamentais registadas nas últimas semanas na Turquia.

Os seus representantes tentam convencer os membros do COI que a situação política não afecta a preparação da cidade, que pode ser a primeira de maioria muçulmana a receber os Jogos.

Madrid, a segunda a apresentar-se, tem como principal trunfo o baixo custo do projecto de candidatura em relação aos outros concorrentes, apesar de Espanha viver uma grave crise económica. Mas, a cidade tem 80 por cento das infra-estruturas necessárias já construídas.

Tóquio, que concorre pela quinta vez, utiliza as incertezas dos adversários para reforçar a candidatura. Os responsáveis da cidade apresentam como grande trunfo a segurança económica e política numa época de instabilidade mundial.