Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Cinco melhores marcas no meeting de Roma

07 de Junho, 2014

Mutaz Essa Barshim, do Qatar, que chegou aos 2,41 metros na altura, recorde pessoal

Cinco melhores marcas mundiais do ano foram esta quinta-feira batidas no meeting de atletismo de Roma, para a Liga Diamante, torneio em que a portuguesa Patrícia Mamona competiu e é sexta no triplo salto.

Destaque para o triunfo do jovem Mutaz Essa Barshim, do Qatar, que chegou aos 2,41 metros na altura, recorde pessoal e asiático, deixou  o ucraniano Bodhan Bondarenko, campeão do Mundo, a sete centímetros e  outros favoritos ainda mais longe.

 Barshim, aos 22 anos está cada vez melhor,  já foi bronze nos Jogos Olímpicos há dois anos, vice-campeão nos Mundiais de Moscovo em 2013, e campeão do Mundo "indoor", este ano.

Barshim já aponta para o recorde do Mundo de Javier Sottomayor: " vai chegar em breve, nada me vai deter. Não gosto de me fixar a limites. Com este concurso ganho confiança, estive próximo dos 2,43, mal toquei com o tornozelo".

O salto em altura masculino é uma das modalidades em foco no atletismo de alto nível, actualmente com cinco atletas acima dos 2,40 - além de Barshim e Bondharenko, também os russos Ukov e Dmitrik e o canadiano Drouin, que hoje desiludiram.

Todas as outras quatro marcas do ano foram para o sector feminino: a cubana Yarisley Silva, com 4,70 metros na vara, a etíope Genzebe Dibaba com 14.34,99 minutos nos 5.000 metros, a norte-americana Briana Rollins com 12,53 segundos nos 100 metros barreiras,  a jamaicana Kaliese Spencer com 53,97 nos 400 metros barreiras.

Nos 100 metros barreiras surpreendeu a ausência de última hora da australiana Sally Pearson, campeã olímpica, que se retirou durante a fase de aquecimento.

Na "prova rainha", os 100 metros masculino, a ausência do "extraterreste" Usain Bolt foi bem aproveitada pelo norte-americano Justin Gatlin, vencedor em 9,91, à frente do jamaicano Nesta Carter.

Sem uma grande marca a ficar pelos 20,01 metros, a neozelandesa Valerie Adams voltou a ganhar e aumentou um pouco mais a sua impressionante série de vitórias consecutivas - já vai em 48.