Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Circuito de mar define Seleco Nacional

Rosa Panzo - 26 de Junho, 2014

A realizao dos IX Jogos em Angola ocorre em funo da rotatividade entre os membros e devido indisponibilidade de So Tom e Prncipe que devia acolher a edio.

Fotografia: Nuno Flash

Os integrantes da Selecção Nacional de natação para os IX Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer de 23 de Julho a 2 de Agosto, em Luanda, vão ser conhecidos após a última prova do circuito do mar agendado para o dia 19 de Julho, na Baía da Ilha do Cabo. Até ao anúncio oficial da lista única, os pré-seleccionados trabalham nos clubes acompanhados por técnicos.

Nesta fase, trabalham na pré-selecção os nadadores Márcio Fernandes, Elmano Chagas, Alberto Henriques, Maglon Vilela, Cláudio Esteves e Bráulio Paulo, em masculino, enquanto na classe feminina, Nayara Ribeiro, Maria Cipcic, Vanelsa Nascimento e Catarina Sousa completam a lista. Todos os sábados, os atletas treinam na praia, orientados pelo seleccionador nacional, César Ribeiro. A disputa do circuito do mar é importante para os nadadores pré-seleccionados para os jogos da CPLP,  porque fazem rodagem competitiva a cada jornada.

EXALTAÇÃO
DE ANA LIMA

Os Jogos desportivos da CPLP contam pela primeira vez com torneio de natação em águas abertas. Para a vice-presidente da Federação Angolana da modalidade, Ana Lima, "é um excelente indicador". A responsável federativa assegura "tudo isso, é o somatório alto para a modalidade".

Angola participa pela primeira vez em torneios de águas abertas, uma disciplina introduzida no calendário da Federação apenas nesta época. O salto da modalidade pertence "à família da natação angolana". A realização dos IX Jogos em Angola ocorre em função da rotatividade entre os membros e devido à indisponibilidade de São Tomé e Príncipe que devia acolher a edição.      
ROSA PANZO