Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Circuito de praia homenageia Zezimar

Silva Cacuti - 14 de Março, 2020

Andebolistas juntam-se nos festejos da cidade de Momedes

Fotografia: Contreiras Pipa| Edies Novembro

O quarto circuito nacional de andebol de praia realiza-se em Moçâmedes, de 28 a 29 do corrente, em homenagem a José Alberto "Zezimar", antigo treinador e mobilizador do andebol na província do Namibe. O evento vai ter a participação das selecções provinciais de Luanda, Namibe, Huíla, Benguela e Malanje.
Zeferino José, membro da organização, disse que o quarto circuito nacional de andebol conta com a parceria do Governo Provincial do Namibe, empresa cervejeira Cuca e da Associação de Andebol do Namibe.
A prova disputa-se na baía de Moçâmedes nas classes masculina e feminina, no âmbito das Festas do Mar que aquela cidade acolhe. Malanje leva ao torneio apenas uma equipa masculina.
"Estamos a trabalhar para que tudo fique assegurado. Já temos os alojamentos e o equipamento técnico garantidos para a homenagem ao grande treinador", disse.
Para Tchaca Alberto "Jujú", irmão do homenageado, "é  uma homenagem merecida".
"Sentimos que o Zezimar foi um técnico que atingiu os mais altos patamares. Chegou a adjunto de selecção nacional e teve formação sólida na área. Foi um grande dinamizador do andebol na nossa província. Nessa homenagem, temos a colaboração da Federação Angolana de Andebol", revelou. 
A homenagem a um treinador é bem vista por Edgar Neto, presidente da Associação Angolana de Treinadores de Andebol que encoraja feitos do género.
"O Zezimar foi o meu coadjuvante no Campeonato Africano de juniores que disputámos no Benim. Senti-me ao lado de um profissional competente, que nada mais tinha a mostrar a ninguém. Homenagens dessas são merecidas e encorajamos outros seguimentos da sociedade para gestos como este que o Namibe vai brindar a um homem do andebol", comentou.
As equipas envolvidas na competição cumprem os planos de preparação. No dia 27, no âmbito do torneio, os treinadores e os professores de Educação Física do Namibe vão participar de um seminário de capacitação sobre o andebol de praia.
José Alberto "Zezimar" faleceu em 2002, vítima de acidente de viação.