Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Circuito do Gamek alvo de reparaes para " provincial" de motocross

Hlder Jeremias - 03 de Maio, 2013

Circuito do Gamek volta a registar enchente na segunda prova da poca

Fotografia: Jornal dos Desportos

Uma equipa de técnicos da Associação Provincial de Motocross de Luanda desloca-se esta manhã ao circuito internacional “Jorge Varela”, acompanhada de funcionários da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal) para procederem aos trabalhos de melhoria da pista que vai albergar a terceira jornada do Campeonato Provincial, a ter lugar amanhã, a partir das 10h00.

O evento tinha como palco o circuito do Zango, mas a direcção da Associação decidiu transferir para o Gamek, como punição às críticas feitas pelo proprietário da Escola de Motocross de Viana, Carlos Moreira, segundo as quais o elenco associativo estava por trás da realização da corrida de kupapatas que teve lugar no largo da Independência, em Março transacto.

Em função do imbróglio, a prova, que conta com duas mangas de cada categoria (250cc, 150cc e moto quatro), não vai contar com a presença dos pilotos do município de Viana, numa altura em que representam número expressivo entre os concorrentes das demais localidades da capital.
Der acordo com o presidente da Associação, Alfredo Pitra, o evento vai decorrer com ou sem a presença dos vianenses, motivo pelo qual adverte que aqueles que se furtarem da competição devem ter em mente que colocam em causa os respectivos lugares na tabela classificativa, pelo que não devem atribuir culpa à instituição.

Questionado sobre a possibilidade de proporcionar uma prova ao público de Viana, Alfredo Pitra foi categórico em dizer que tudo vai depender da conduta de Carlos Moreira para com os associados. O responsável sustentou que a decisão foi tomada em colégio e o seu levantamento deve merecer a anuência do colectivo.

“Esperamos que tudo decorra sem sobressalto, pois foram criadas todas as condições para o efeito. Os nossos técnicos vão trabalhar na pista e julgamos que tão logo termine a manutenção, o local esteja à disposição dos pilotos para efectuarem os treinos”, perspectivou Alfredo Pitra.


Cairoli defende liderança no campeonato do Mundo


O italiano Antonio Cairoli (KTM) vai defender a liderança do Campeonato do Mundo de motocrosse MX1, no Grande Prémio de Portugal (sexta etapa da prova), a disputar em Águeda, durante o próximo final de semana. Com 235 pontos conquistados nas cinco primeiras etapas do mundial, Cairoli surge destacado na liderança da classificação individual, com 40 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o francês Gautier Paulin (Kawasaki), vencedor do último Grande Prémio, disputado na Bulgária.

Segue-se um trio de belgas na hierarquia, liderado por Clement Desalle (Suzuki), vencedor em Águeda em 2010, 2011 e 2012, com 189 pontos, mais três do que Ken De Dycker (KTM) e mais 29 do que Kevin Strijbos (Suzuki). O britânico Tommy Searle (Kawasaki) está na sétima posição, com 147, antes de enfrentar as duas corridas no Crossódromo Internacional de Águeda, na sexta das 17 etapas do mundial da categoria.

No campeonato de MX2, cujas corridas vão ocorrer também no domingo, às 12h10 e 15h03, o holandês Jeffrey Herlings (KTM) vai procurar manter o seu percurso imaculado em 2013, depois de ter vencido todas as dez mangas das cinco corridas já disputadas. Herlings lidera com o pleno de 250 pontos e qualquer que seja o seu resultado, vai permanecer no topo da classificação, uma vez que detém 65 pontos de vantagem sobre o francês Jordi Tixier (KTM) e 93 sobre o seu compatriota Glenn Coldenhoff (KTM).