Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Clube 1º de Agosto celebrou aniversário

02 de Agosto, 2016

O 1º de Agosto quer ser um clube com forte dimensão continental e aposta a sério nas infra-estruturas para o salto que pretende dar

Fotografia: Jornal dos Desportos

O 1º de Agosto completou ontem o seu 39º aniversário, num ano em que a principal aposta da colectividade é a conquista do 10º título nacional de futebol que lhe escapa há uma década.

Fundada a 1 de Agosto de 1977, esta agremiação tem como uma modalidades de eleição o futebol (líder do Girabola2016), basquetebol e andebol, controlando mais de 90 mil sócios, parte dos quais militares.

O clube movimenta ainda o hóquei em patins, atletismo, voleibol, natação, xadrez, ciclismo, boxe, karaté dó, canoagem, tae-kwandó, judo e tiro aos pratos.
A colectividade, que conta no seu palmarés com uma presença na final da taça da Confederação Africana de Futebol, tem Ndunguidi Daniel como das principais referências.
Nicola Berardineli ficou na história como o primeiro treinador a conduzir a equipa ao título nacional “AA”.

Actualmente a aposto nas infra-estruturas e na formação é clara, destacando-se a construção da cidade desportiva que está a ser erguida nos arredores do aeroporto 4 de Fevereiro.

No local existem já três campos de futebol, estando dois a ser utilizados pelas camadas de formação, designadamente “Daniel Ndunguidi” e “Nicola Berardineli” e um outro que serve para treino da equipa principal. Um estádio de futebol com capacidade para 20 mil espectadores, denominado “General França Ndalu”, onde passará a realizar os seus jogos oficiais, além de uma academia de futebol, uma piscina, internato e colégio atestam a nova era do clube do Rio Seco.

Com sede no distrito da Maianga, a colectividade possui os pavilhões Victorino Cunha e Jean Jacques da Conceição, e a piscina Nádia Cruz, bem como o Complexo Desportivo do Miramar, com uma piscina, uma quadra de ténis e dois recintos para a prática de andebol.

NA AGREMIAÇÃO
MINDEN quer
mais formação


O Ministério da Defesa Nacional exortou ontem, em Luanda, o Clube 1º de Agosto a prosseguir na senda dinâmica da formação de atletas, para a manutenção dos êxitos da agremiação nas distintas competições.

Numa mensagem de felicitações por ocasião do 39º aniversário da instituição desportiva, que se assinala hoje, chegada à Angop, em Luanda, o documento refere que a comemoração dessa efeméride acontece num ano em que se regista com agrado os êxitos nas mais variadas modalidade.

“Com particular destaque para o basquetebol, andebol, assim como os visíveis investimentos no futebol, onde são inquestionáveis os resultados nos escalões de formação com reflexos evidentes na equipa principal, no Girabola Zap/2016”.

Acrescenta que, independentemente das adversidades que possam surgir na sua trajectória, os atletas desta gigantesca agremiação desportiva continuarão a estar à altura dos desafios e das responsabilidades que o presente e o futuro lhes impõem. Maximizar sempre virtudes como o brio profissional, a competência, persistência e dedicação. Apanágios que devem caracterizar os que vestem a camisola “rubro-negra”, para continuarem a dignificar a longa e nobre história do clube.    
                       
“Assim, por seu intermédio, camarada presidente do clube, reitero as nossas felicitações à direcção, atletas e sócios do glorioso Clube Central das Forças Armadas Angolanas, exortando-os a prosseguir na senda dinâmica da formação de atletas”, lê-se no documento, assinado pelo ministro da Defesa, João Manuel Gonçalves Lourenço.