Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Clube e treinador estão suspensos

18 de Dezembro, 2013

Clube e treinador estão suspensos

Fotografia: AFP

A Liga Nacional de Râguebi da Austrália anunciou ontem que multou em um milhão de dólares australianos (650 mil euros) o clube Sharks por doping e suspendeu por 12 meses o seu treinador, Shane Flanagan.

Em conferência de imprensa, o director da Liga australiana, David Smith, salientou que se trata de um “sério fracasso na protecção da saúde e bem-estar dos jogadores” do clube do bairro de Cronulla, no sul de Sydney.

A Comissão Australiana contra o Crime deu a conhecer em Fevereiro a utilização generalizada de drogas em várias modalidades desportivas profissionais, havendo mesmo atletas que consumiam substâncias sem aprovação para o consumo humano.

Dias depois, o clube de Cronulla, um dos seis mencionados no relatório dessa entidade, revelou que estava a ser investigado pelo uso de drogas para melhorar o rendimento durante a temporada de 2011 da liga nacional australiana de râguebi. Depois do escândalo, ex-jogadores da equipa processaram o clube pelos alegados efeitos causados pelo doping sobre a sua saúde.

LUTA GREGO-ROMANA
Campeão mundial fica sem o título


Campeão mundial no estilo greco-romano na categoria até 120 kg, o iraniano Amir Aziz Ali Akbari foi apanhado pela segunda vez no exame antidoping da Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) pelo uso de esteróides anabolizantes e como consequência perdeu o título conquistado este ano, além de ter sido afastado das competições oficiais.

Com isso, o estoniano Heiki Nabi herda o título mundial, seguido pelo turco Riza Kayaalp. Os bronzes ficam com Nurmakhan Tinaliyev, do Cazaquistão, e Johan Magnus Euren, da Suécia.

“Sabemos como manter o nosso desporto livre das drogas e proteger os atletas que competem de acordo com as regras. Isso nunca foi  problema para nós no passado e queremos que as coisas continuem assim”, disse o presidente da FILA, Nenad Lalovic.